Assis Chateaubriand, região situada no oeste do Paraná, a 600 km de Curitiba e a 140 km de Foz do Iguaçu, é um dos maiores e mais desenvolvidos centros de aqüicultura do país. Com 140,15 ha de área alagada e 555 açudes, o município possui hoje cerca de 200 propriedades desenvolvendo a atividade. Os piscicultores contam com o incentivo municipal que desenvolve um Programa Globalizante de Aqüicultura, com 13 projetos integrados, que dão ao agricultor opções para diversificar a sua propriedade. O projeto “Água Viva”, um dos principais, incentiva a abertura de novos tanques, propiciados pela Prefeitura Municipal que adquiriu dois tratores de esteira e uma retroescavadeira para atender aos produtores interessados e cadastrados. A prefeitura, dando continuidade ao projeto, também orienta o piscicultor quanto a preservação ambiental, manejo e comercialização do peixe.
FISH FEST
A Fish Fest – Festa Nacional do Peixe Criado em Cativeiro, que este ano acontecerá entre os dias 29 e 31 de março, já virou marca registrada de Assis Chateaubriand. Os organizadores, estimulados pelo grande sucesso alcançado no ano passado, preparam para este ano uma infra-estrutura que conta com apoio de seis restaurantes e um Fish Bar que servirão aos visitantes mais de 40 pratos a base de peixe.
Segundo Maria de Fátima do Amaral, organizadora da 2a Fish Fest, Assis Chateaubriand, após descobrir a piscicultura como sua vocação econômica, passou a atrair anualmente milhares de pessoas para a sua Fish Fest que neste ano contará com espetáculo pirotécnico, desfile de roupas e acessórios feitos com couro de tilápia e mais uma versão do famoso Rodeio do Bagre Ensaboado.
SEMINÁRIO
Paralelo ao Fish Fest, acontecerá o 3º Seminário de Aqüicultura, reunindo piscicultores, técnicos e pesquisadores de todo o país. Este ano, o evento contará com a presença do Ministro da Agricultura José Eduardo de Andrade Vieira e convidados estrangeiros como Len Lovshin, da Auburn University, um dos maiores especialistas mundiais no cultivo de tilápia.
Entre os especialistas nacionais, está confirmada a presença de Luiz Edivaldo Pezzato da UNESP, Paulo Sérgio Cecarelli do CEPTA, Sérgio Zimmermann da UFRG, José “Zico” Possebon Cyrino da ESALQ/USP, Carla Canzi da Itaipu Binacional, entre outros.
O município, que é pioneiro na prática de incluir na merenda escolar de suas crianças o peixe cultivado na região, preparou ainda para os visitantes, um Fish Tour com três roteiros diferentes em propriedades modelos do município, entre elas o frigorífico Pisces, o curtume Ikithius e a piscigranja Arca de Noé.