Começou nesta segunda-feira, 17 de setembro, o Aquaciência 2018. A oitava edição do evento acontece em Natal, RN, e traz como tema central a Um Olhar Para Inovação. Voltado especialmente para o público acadêmico, o evento deve reunir, segundo a organização, cerca de 1.100 participantes, entre professores e alunos dos cursos ligados à aquicultura e biologia aquática de todo o Brasil.
De acordo com os organizadores, a escolha da temática ligada à inovação retrata uma necessidade efetiva por parte de quem está se preparando para chegar ao mercado de trabalho. Em destaque, as principais tendências de inovação nas áreas de manejo, genética, nutrição e sanidade em piscicultura, carcinicultura marinha e de água doce, aquicultura ornamental, algicultura, oestreicultura, mitilicultura e ranicultura.
Para um auditório lotado, em sua palestra de abertura, o diretor executivo da Agência UNESP de Inovação, Wagner C. Valenti, falou sobre os principais e mais atuais desafios nas universidades brasileiras: Inovação e Empreendedorismo. Em seu discurso, Valenti destacou que o tema ganha tamanha importância nos dias de hoje porque a ciência mundial, inclusive no Brasil, vive uma fase de mudança no foco, no sentido de devolver para a sociedade todos os recursos financeiros investidos em seu desenvolvimento. “É necessário gerar mais produtos, mais benefícios para a sociedade”, destacou.
O Aquaciência 2018 vai até a próxima quinta-feira, dia 21. É uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, Aquabio (Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática), Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) e Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), e tem o apoio de CNPq, Capes, Senar e SEAP.