5º ISTA

O Rio de Janeiro reuniu o que há de melhor na tilapicultura mundial


A CIDADE do Rio de Janeiro foi um palco perfeito para o 5o ISTA – International Simposyum on Tilapia Aquaculture, o mais importante encontro da American Tilapia Association. Ocorrido entre os dias 3 e 7 de setembro passado no Centro de Convenções do Hotel Sofitel Rio Palace em Copacabana – RJ

O evento realizou-se com pleno sucesso e cumpriu com o seu objetivo principal de contribuir para a divulgação de novas tecnologias, bem como proporcionar oportunidades para investimentos nacionais e internacionais, necessários ao desenvolvimento da tilapicultura no Brasil. Esteve presente um público direcionado de aproximadamente 800 pessoas, entre congressistas, palestrantes, expositores e visitantes da Feira de Produtos e Serviços, que aconteceu paralela ao simpósio.

SUPEROU EXPECTATIVAS – O 5º ISTA ofereceu ao empresariado do setor, provedores de produtos e serviços, a rara oportunidade de reunirem-se exclusivamente com tilapicultores brasileiros, assim como inúmeros estrangeiros que vieram ao Brasil em busca de tecnologia e oportunidades. Na opinião unânime dos expositores, a Feira simplesmente superou todas as expectativas e a todos proporcionou o fechamento de importantes e lucrativos acordos comerciais.

OS MELHORES – O evento atraiu os mais qualificados especialistas nacionais e internacionais. A nata da tilapicultura brasileira estava presente. O simpósio abordou os últimos avanços em tecnologia de produção de tilápias, pesquisas e desenvolvimento das espécies. Foram apresentados mais de 100 trabalhos técnico-científicos vindos de todas as partes do mundo. Os diferentes idiomas não foram problema já que as conferências foram apresentados em salas providas de tradução simultânea (português, inglês e espanhol) de forma a proporcionar um pleno entendimento dos conteúdos técnicos a todos os congressistas.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA – Prestigiaram a abertura oficial do evento o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Dr. Márcio Fortes de Almeida, representando o Ministro da Agricultura Dr. Marcos Vinicius Pratini de Moraes, além do Dr. Pedro Cabral, Delegado do Ministério da Agricultura e Abastecimento do RJ e do Dr. Gabriel Calzavara de Araújo, Diretor do Departamento de Pesca e Aqüicultura do MA. Foram concorridíssimas aliás as sessões do Fórum de Debates organizado pelo DPA, com salão lotado e muita gente em pé.

MERCADO – A vasta grade de trabalhos apresentados por profissionais de altíssimo nível, permitiu uma análise do crescimento do mercado mundial da tilápia. Segundo os especialistas, o cultivo de tilápias firma-se cada vez mais como uma atividade que em todo o mundo já dispõe de infraestrutura de serviços. Está claro que no Brasil já é grande a disponibilidade de insumos de qualidade que, somados às linhas de crédito recém anunciadas pelo governo, pode em breve proporcionar condições de competitividade da tilápia brasileira nos mercados internacionais. Todas as grandes tilapiculturas da América Central e do Sul mandaram seus representantes ao Rio de Janeiro.

SUSHIS & SASHIMIS – No Coquetel de Boas Vindas realizado no Pão de Açúcar, apesar da chuva que modificou a tradicional paisagem carioca, os participantes do simpósio tiveram a oportunidade de sentir o grande potencial que a tilápia tem junto ao emergente mercado de restaurantes japoneses. Além de se divertirem com um show apresentado por ritimistas da Escola de Samba São Clemente, os congressistas tiveram a oportunidade de degustar um buffet japonês completo, todo preparado à base de tilápias. Sashimis, sushis, alegria e descontração, marcaram o coquetel. Como notícia boa corre rápido, na mesma semana, vários restaurantes do Rio de Janeiro procuraram a organização do evento interessados na novidade da tilápia. Qualidade atrai qualidade…

DELÍRIO – Durante o decorrer do ISTA os congressistas foram agraciados com um jantar especial preparado pelo conceituado chef Roland Villar, do não menos conceituado restaurante Le Pré-Catelan. Seis pratos de tilápias foram especialmente servidos para delírio dos presentes, que dessa forma viram como a tilápia tem lugar nas mais requintadas mesas, dos mais exigentes gourmets. E tudo isso ao som da mais tradicional música brasileira. Ainda durante o jantar, a joalheria H. Stern sorteou, entre os presentes, uma aliança confeccionada com pedras brasileiras. Beth Romagosa, do Instituto de Pesca, mereceu o mimo.

GASTRONOMIA – O Circuito Gastronômico da Tilápia, promovido durante a semana do 5 ISTA pela Revista Panorama da Aqüicultura, com o apoio da TurisRio, movimentou muitos restaurantes cariocas que elaboraram pratos da cozinha baiana, do Mediterrâneo, italiana e outros, onde a tilápia como vedete, conquistou a crítica gastronômica dos principais jornais da cidade.

ANTENADOS – Para quem não pode estar presente ao 5 ISTA e mesmo assim não quer perder o conteúdo das conferências, encontram-se a venda na redação da Panorama da AQÜICULTURA os dois volumes que compõem os Anais. Pedidos: (21) 553-1107 ou [email protected]