A aquicultura é o destaque da Pecnordeste 2024

A atividade nunca esteve tão bem representada no Pecnordeste como agora. Uma feira Aqua completíssima e dois seminários com nomes de peso do setor tornam o evento imperdível.

Para quem nunca foi, ou ainda não conhece, fica a dica: nos dias 6, 7 e 8 de junho, na cidade de Fortaleza, vai acontecer o Pecnordeste 2024, um megaevento que engloba todas as cadeias da proteína animal e expõe, em grande estilo, toda a força da pecuária nordestina. E, para abrigar algo tão grande, nada mais adequado que o Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno e bem equipado centro de eventos da América Latina.

No ano passado, o Pecnordeste bateu seu recorde de público, quando recebeu mais de 50 mil pessoas nos três dias do evento. Mais de 200 empresas, distribuídas em 512 estandes, estiveram presentes,e a expectativa para este ano é que tudo seja ainda muito maior.

No evento deste ano, o setor aquícola como um todo, e em especial os produtores de camarão, vão ser brindados com uma novidade – um espaço de exposição ampliado chamado Expocamarão –, que já atraiu um número recorde de fabricantes e distribuidores de insumos e serviços Aqua. Portanto, não há dúvidas que será uma excelente oportunidade para que produtores de peixes e camarões possam trocar ideias, tirar dúvidas e negociar diretamente com quem comercializa insumos.

Dois seminários aqua simultâneos

Além da Expocamarão, os aquicultores vão poder participar, ao longo dos três dias do Pecnordeste, de dois seminários e mesas-redondas dedicados ao setor Aqua. Um deles é o de Aquicultura e Pesca, coordenado por Antônio da Costa Albuquerque, da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará; e o segundo é o de Carcinicultura, coordenado pelo vice-presidente da Associação de Produtores de Camarão do Ceará (APCC), Hiran Costa.

No Seminário de Aquicultura e Pesca, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto a visão e a gestão do poder público, com a presença de três Secretários do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Já a visão atualizada do setor produtivo ficará por conta de representantes setoriais, como o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, e Martinho Colpani Filho, diretor da Colpani Pescados, que abordará as questões atuais da criação de panga no Brasil.

O Seminário de Carcinicultura proporcionará um encontro inédito de especialistas das principais empresas de ração para abordar os importantes avanços da nutrição dos camarões nos diferentes sistemas de cultivo em operação no Brasil. Da mesma forma, especialistas também falarão sobre os avanços na automação da alimentação e da aeração dos viveiros. Manejo, genética, sanidade, práticas de biossegurança e marketing estão entre os demais temas relevantes que também serão abordados por um time de especialistas de primeira linha. A aquicultura esteve presente em todas as versões anteriores da Pecnordeste. O diferencial da versão deste ano é que nunca uma programação e uma feira foram tão cuidadosamente preparadas como a que acontecerá de 6 a 8 de junho em Fortaleza. Confira aqui a programação do Seminário de Aquicultura e Pesca (https://shorturl.at/f0mX6), e do Seminário de Carcinicultura (https://shorturl.at/gyYUf). Mais informações: www.pecnordeste.com.br.