Compressão uniforme e constante no comprimento total do barril são pontos fortes do lançamento da Wenger
Os eixos são parafusos cônicos co-rotativos entrelaçados e é único no setor de extrusora de dupla rosca. O perfil único, co-rotativo cônico entrelaçado, garante compressão uniforme e constante no comprimento total do barril.
Com menos material, a extrusora C2TX tem um canhão mais curto do que o de uma extrusora convencional de rosca simples ou dupla. A extrusora C2TX é extremamente responsiva ao processo, nas variáveis, como: velocidade do eixo, umidade da receita, temperatura da receita, cozimento no precondicionador e o efeito da válvula de contrapressão do barril BPV.
A velocidade do eixo da C2TX pode ser ajustada durante a operação, variando entre 500 a 1200 RPM, conforme necessidade do produto em processamento.
Alterar qualquer uma dessas variáveis do processo resultará em mudanças imediatas e controláveis na densidade do produto acabado, estrutura celular, textura e cor, sem mudar a matriz da extrusora ou componentes dos eixos.
Uma vez que a combinação desejável de variáveis do processo for estabelecida para um determinado produto acabado, o cisalhamento, taxa de compressão do canhão e pressão na matriz, permanecerão inalterados ao longo de toda extrusora.
A válvula de contrapressão ajustável (BPV) permite variar a pressão na descarga da extrusora de 7 a 140 bar e permite que o produto seja desviado da matriz durante o arranque e o encerramento. Esta extrusora tem uma única configuração dos eixos para todos os produtos.
Em comparação com o custo de peças de desgaste em uma extrusora convencional de rosca dupla, o custo destas peças na C2TX é drasticamente reduzido.
A Wenger do Brasil iniciou suas atividades em 2003. A matriz Wenger Manufacturing Inc. foi fundada nos Estados Unidos em 1935 e é líder mundial na fabricação de extrusores e secadores de alimentos, além de outros equipamentos para preparação de rações. A filial brasileira é a responsável por atender aos principais fabricantes de alimentos extrusados, ou seja, alimentos que são submetidos a variações de pressão e temperatura em um curto espaço de tempo, com o objetivo de preservar suas características nutricionais e garantir maior qualidade e segurança. Na Fenacam, a empresa participa como expositora com o objetivo de apresentar sua tecnologia capaz de atender às mais diversas demandas dos clientes.