A Revista Panorama da Aqüicultura ganha classificação Qualis B e C da Capes

É com grande satisfação que comunicamos que a Revista Panorama da Aqüicultura foi classificada pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação, como uma publicação Qualis B na área “Zoologia e Recursos Pesqueiros” e Qualis C nas áreas de “Ciências Biológicas e Engenharia”.

O Qualis é uma classificação de veículos de divulgação da produção intelectual dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu – que oferecem cursos de mestrado e/ou doutorado – elaborada pela Capes para a fundamentação do processo de avaliação da pós-graduação nacional por ela promovido. Foi implantado em 1998 e desde então vem sendo utilizado por esta entidade para a composição de indicadores fundamentais para o referido processo de avaliação. É elaborado por comissões de consultores coordenadas pelos respectivos representantes da área, respeitadas as diretrizes e orientações gerais estabelecidas pelo Conselho Técnico e Científico da Capes. A classificação reflete os critérios de cada área de avaliação, havendo, portanto, um Qualis para cada área, sendo essa uma classificação temporária, passível de ser atualizada ou revista.

O objetivo inicial do Qualis, quando de sua implantação em 1998, limitava-se à classificação dos veículos utilizados para a divulgação da produção científica de docentes e alunos dos programas de pós-graduação, tendo em vista a composição de indicadores da qualidade dessa produção, a serem utilizados pela Capes na sua avaliação. Na prática, porém, o instrumento incorporou outras finalidades, onde se destaca o estímulo à publicação em veículos enquadrados nas categorias mais valorizadas do Qualis da área, além de indicar os veículos de maior relevância para a área de produção científica.

Para todos nós, da Panorama da Aqüicultura, foi uma grande e agradável surpresa quando soubemos dessa classificação. Apesar de lidarmos, na maioria das vezes, com textos de conteúdo científico, temos a preocupação de transformá-los para que possam ser acessíveis àqueles que deles necessitam, mas que não têm o hábito da leitura científica. Na verdade, não nos consideramos uma revista científica. O fato de sermos uma revista voltada para o cultivo de organismos aquáticos com essas características e ainda assim termos sido classificados com o Qualis B da Capes na área de “Zootecnia e Recursos Pesqueiros”, muito nos honra e nos estimula a dar continuidade ao trabalho que temos feito ao longo dos últimos quinze anos. Portanto, cabe aqui um agradecimento sincero a todos os colaboradores que publicaram seus artigos em nossas páginas. Fica também um convite a todos aqueles que tenham trabalhos de relevância na área aqüícola, para que submetam seus artigos à nossa editoria através do e-mail [email protected]