Itamar de Paiva Rocha, engenheiro de pesca, presidente da ABRAQ está lutando pela recuperação da imagem da aqüicultura. Recentemente conseguiu a participação do setor na Câmara Setorial de Pesca e Aqüicultura.
Em função dessa conquista, a ABRAQ – Associação Brasileira de Aqüicultura juntamente com a Associação Brasileira de Truticultura – ABRAT e a Associação Brasi-leira dos Criadores de Rãs, conclama todas as pessoas envolvidas na atividade a envidarem esforços no sentido de contribuírem para a sua reestruturação.
As sombrias perspectivas nacionais e mundiais de crescimento da pesca tradicional, em contraposição à tendência generalizada do aumento do consumo de produtos de origem aquática, por si só, mostra a importância e necessidade da iniciativa, destacando-se ainda que a aqüicultura representa melhoria das condições sócio-econômicas das regiões de intervenção.
No sentido de promover eficientemente o desenvolvimento da aquicultura, já foram encaminhadas à Câmara setorial algumas propostas, destacando-se o desmembramento da aqüicultura do IBAMA, visto o abandono e descaso do órgão no que se relaciona com o setor; criação da Secretaria Nacional de Aqüicultura; elaboração do Plano Nacional de Aqüicultura; e apoio ao Programa de Cultivo de Camarão, visando a implantação de 30.000 hectares de viveiros em cinco anos.