Uma importante experiência com indução de desovas de trutas (Oncorhynchus mykiss) através de modificação do fotoperíodo, foi levada a cabo na Fazenda Campo Verde em Wenceslau Braz – MG, conduzida pelo especialista e pesquisador João Luis Sauer Dias. Reprodutores que haviam desovado em maio, foram selecionados e identificados individualmente e colocados nos tanques experimentais onde, a partir de agosto passaram a estar submetidos ao fotoperíodo modificado.
O teste de verificação da maturação sexual se iniciou em meados de outubro, quando peixes de ambos os sexos e apresentou peixes de ambos os sexos sem nenhum caráter secundário de maturação. Em novembro, entretanto, todos os machos já haviam iniciado a espermiação.
A produção de ovos iniciou-se na primeira quinzena de dezembro e se estendeu até os primeiros dias de janeiro de 1997.
Para obtenção dos produtos sexuais dos peixes não houve nenhum problema, mas durante a incubação, a temperatura da água chegou a atingir níveis altos, chegando a 17 ºC, o que alterou um pouco o rendimento entre a fertilização dos ovos e a obtenção de alevinos nadando.De toda forma chegou-se aos 40% de rendimento entre fertilização de ovos e alevinos nadando, em algumas desovas.
Curiosamente, o maior problema encontrado durante o experimento de Sauer foi a aflatoxina na ração ofertada aos peixes, já que a truta é um animal com maior sensibilidade a esta substância afetando o fígado dos peixes do experimento, que foram submetidos a uma intensa atividade pois produziram ovos e esperma entre maio e dezembro. Vários reprodutores morreram antes ou após a desova e todos, sem exceção, apresentavam problemas hepáticos, com nódulos duros e brancos em toda a superfície do fígado.
As fêmeas apresentaram uma fertilidade variando de 1.800 a 2.900 ovos por kg demonstrando que a fertilidade não foi prejudicada, apesar de ter sido reduzido o período de preparação e maturação de um ano para seis meses.
Pelos resultados iniciais obtidos por Sauer até o momento, pode-se concluir que a maturação de salmonídeos através do fotoperiodismo é um sistema que funciona, restando ainda algumas dúvidas que deverão ser respondidas através da continuação do projeto. Este sistema permitirá ao truticultor brasileiro comprar ou produzir alevinos em dois períodos distintos ao longo do ano, otimizando ainda mais as safras. O pesquisador João Luis Sauer pode ser contactado pelo e-mail: [email protected]