Filtros de tambores rotativos (FTR) representam o método mais eficiente para a remoção de sólidos em sistemas de aquicultura, um dos principais gargalos nas estações de abastecimento, no tratamento dos efluentes e nos sistemas de recirculação (RAS). Não à toa, essa é a tecnologia mais aplicada nas estruturas RAS mais modernas do mundo, por sua capacidade de filtrar grandes quantidades de água utilizando pouco espaço, demandando baixo consumo elétrico e pouquíssima demanda de manutenção em comparação com os outros métodos de filtragem.
Segundo o especialista em aquicultura e diretor da Altamar, Marcelo Shei, o equipamento foi todo desenvolvido e fabricado pela equipe da Altamar na cidade de Jacareí – SP, e é o primeiro do tipo desenvolvido no Brasil. Seu funcionamento se dá através da passagem da água por gravidade através dos paineis de microfiltragem localizados no equipamento. As partículas sólidas ficam retidas na tela, deixando passar a água livre de partículas. Quando a quantidade de partículas retidas impede a passagem de água através da tela, o equipamento aciona automaticamente o modo de limpeza, girando o tambor e acionando o spray de limpeza da tela. Desse modo, a sujeira retida na tela é removida e direcionada para fora do filtro.
Entre os diferenciais do filtro de tambor rotativo da Altamar, constam a possibilidade de operar de forma contínua em sistemas de água doce e salgada, a utilização de telas de 20 a 150 micras, a capacidade de customização de formato de instalação de acordo com a necessidade do projeto, e o atendimento de pós-venda e manutenção em todo o país.
Marcelo Shei diz ainda que “o novo lançamento da Altamar permite o desenvolvimento de métodos de produção mais modernos, eficientes e com maior controle dos parâmetros de qualidade de água”. Mais informações sobre essa e outras soluções da Altamar podem ser obtidas em (12) 3957-3154 ou [email protected]