Dando continuidade no desenvolvimento de sistemas modulares, a Altamar acaba de lançar mais um sistema com montagem skid – nome dado ao tipo de estrutura que é entregue já montada e pronta para ser colocada em operação.
O novo sistema tem capacidade para operar estruturas de manutenção de reprodutores, larviculturas e juvenis. Ele inclui basicamente todas as etapas necessárias para um bom sistema de recirculação. A filtragem mecânica é feita por um filtro de tambor rotativo, dispositivo autolimpante e com baixa demanda energética para remoção de sólidos. A filtragem biológica é feita por mídias fluidizáveis de alta eficiência. O sistema ainda conta com um protein skimmer, dispositivo capaz de remover partículas finas em sistemas de água salgada, esse também autolimpante.
A gestão de todo o sistema – incluindo o controle eletrônico de parâmetros de qualidade da água (temperatura, pH, ORP, OD e outros) e de todos os processos – é feita por meio de um controlador eletrônico com tela touch screen acoplado ao equipamento. Isso permite facilidade na operação, com envio de dados para a nuvem e geração de gráficos e planilhas de parâmetros que podem ser acessados localmente ou por aplicativo.
Esse sistema é entregue ao cliente montado, sendo somente necessário fazer as ligações de linha hidráulica, energia elétrica e internet.
Leia também: Reprodutores: o marco zero na sanidade em piscicultura
Além dos empreendimentos de aquicultura, o novo sistema pode ser utilizado por centros de pesquisa com espécies e áreas diversas.
“Esse novo sistema coloca a Altamar e o Brasil de igual para igual com os players do mercado internacional”, afirma Marcelo Shei, fundador da Altamar: “Para nós, é um avanço espetacular poder oferecer sistemas de nível global à indústria brasileira e também a outros países”.