Amigos do Peixe: Piscicultores se unem para tratar de interesse comum

 

“Amigos do Peixe”, um grupo de piscicultores com o objetivo de reunir pessoas de interesse na cadeia produtiva da aqüicultura paranaense, funciona como um método de trabalho e uma bem sucedida idéia, a ser copiada por outros grupos de aqüicultores. Criado em 2005, pelo engenheiro de pesca e extensionista da EMATER, Luiz Eduardo “Lula” de Sá Barreto, o “Amigos do Peixe” é composto, na sua maioria, por associados da Associação Norte Paranaense de Aqüicultores – ANPAQUI (antiga Associação Rolandense de Aqüicultores – ARAQUI). O grupo se reúne mensalmente no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina-PR, para debater, especialmente, a organização da cadeia produtiva do peixe de água doce, desde o cultivo até a diversidade dos rumos da comercialização.

Enquanto amadurece a idéia de se organizar em uma associação formal, o grupo aproveita também para falar sobre agenda de eventos técnicos que ainda acontecerão no país, novidades tecnológicas e, sobre a formação de novas parcerias. A participação nas reuniões é gratuita e democrática, e, segundo o extensionista Lula, “basta estar interessado no assunto e vir de espírito aberto para contribuir com o desenvolvimento do setor”.

Para as reuniões mensais, que finalizam tradicionalmente com uma farta gastronomia de peixe, o grupo tem convidado diversos profissionais para apresentar assuntos de interesse que possam auxiliar e esclarecer as dúvidas dos piscicultores. Da mesma forma, os piscicultores também estão sendo encorajados a falar de suas próprias experiências, uma vez que as soluções encontradas para um determinado problema no cultivo, podem servir como aprendizado para um outro piscicultor. Mais informações sobre os Amigos do Peixe pelos fones: (43) 3254-3219 e (43) 9102-0158.