Apresentação

Philip C. Scott


Temos o orgulho de apresentar “Panorama da Aqüicultura”, um boletim informativo destinado a todos os criadores, técnicos, empresários e estudiosos do ramo. Pretendemos atingir, em escala nacional, os criadores de produtos de origem aquática, como peixes (consumo e ornamentais), camarões, moluscos, algas e outros, oferecendo as últimas informações nacionais e internacionais sobre o setor.

Acreditamos no amplo desenvolvimento desta atividade no País, haja vista o potencial representado pelas condições fisiográficas e climatológicas no contexto do território nacional e, sobretudo, pela massa crítica que o setor já possui, representado por fazendas de camarão, cultivo de algas, de peixes ornamentais, de ostras, de Macrobrachium, de carpas, de tambaquís e de outras espécies, além da quantidade de técnicos já formados em Universidades e pela prática.

Não é necessário fazer uma apologia à aqüicultura, citando a crescente demanda mundial de pescados. Dados às condições ideais e a oportunidade financeira, a aqüicultura se transforma num fato. Por isso, estamos aqui para oferecer um veículo de comunicação a fim de facilitar o crescimento do setor.

Assim, temos com editores deste boletim Roberto Roche Moreira Junior, “expert” em cultivo de camarões marinhos, com grande experiência em aqüicultura e Philip Conrad Scott, especialista em piscicultura. Pretendemos. Informar sobre os mais recentes avanços na tecnologia, oportunidades no setor, reuniões; congressos e as virtudes da aqüicultura em re1ação a outros cultivos tradicionais, utilizando a terra e à água como recursos geradores de riqueza.

Agradecemos, desde já, o seu interesse por nossa publicação e contamos com todos para nos enviar informações, notícias e artigos.

Dedicamos esta primeira edição às pessoas que vêm se dedicando a aqüicultura e têm, com seu esforço e dedicação, transformado seu meio ambiente gerando um novo equilíbrio produtivo.