APTA coordena projeto inovador para alimentação automática de tilápia

A piscicultura é um setor importante para a economia nacional e, atualmente, é caracterizada pelo grande número de tilápias produzidas. Diante do cenário atual, a  Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), vinculada à Secretaria de  Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, criou um inovador sistema de alimentação para a tilápia. O projeto consiste em um tanque de alumínio flutuante com um silo no centro. Com capacidade de armazenamento de 1200 kg de ração, o protótipo libera o alimento em uma dose adequada 48 vezes ao dia.

A ideia é estabelecer diferentes métodos aos quais os piscicultores estão acostumados, eliminando a alimentação manual do peixe, na qual o operador costuma fornecer comida aos animais, três ou quatro vezes por dia.

“O novo sistema traz mais agilidade e eficiência na alimentação de tilápia e reduz os custos de produção. É um produto destinado a grandes empresas localizadas principalmente em hidrelétricas”, explica a pesquisadora da APTA, Célia Maria Doria Frasca Scorvo, que integra o projeto.

A iniciativa tem o apoio do programa de Pesquisas Inovadoras em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e é desenvolvido pela empresa Fisher Piscicultura. Está em fase final de testes em Rio Grande, na represa de Água Vermelha, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. “O temporizador modula a alimentação do peixe e deixa os cardumes mais homogêneos. Se os peixes comem regularmente, sempre ficarão satisfeitos, comendo o que precisam”, disse o sócio da Fisher Piscicultura, David Paulino.

Vantagens
A taxa de mortalidade desses peixes durante o processo de produção é menor com o uso de um tanque redondo. Geralmente, a mortalidade da tilápia é superior a 20% nas fazendas comerciais de peixes. Com o novo sistema, segundo os especialistas, será possível reduzir a mortalidade para 8%.

Fonte: Aqua Hoy
https://www.aquahoy.com/noticias/peces/31867-apta-coordina-proyecto-innovador-para-la-alimentacion-automatica-de-tilapias