Tomou posse em outubro passado a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio), para o biênio 2022-2024, com o agrônomo e professor de maricultura da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) Ronaldo Cavalli à frente da chapa. Segundo o novo presidente da Aquabio, a gestão já trabalha para movimentar a casa com muitos eventos, buscar mais convênios para facilitar a publicação de artigos científicos e elevar a importância da Aquabio no cenário nacional: “Fazer eventos com mais frequência, aumentar a base de sócios e ter maior atuação na definição de políticas de pesquisa do setor são as prioridades”, diz Cavalli.
Com relação aos eventos, a primeira ideia é expandir o Aquabio Ano Todo – mesas redondas virtuais abordando temas como Aquicultura Ornamental (aconteceu em setembro) e Sistemas Integrados e Aquaponia (previsto para dezembro) –, realizando o encontro com mais frequência. Outra pauta é reativar o Congresso de Espécies Nativas, interrompido após 2013, voltando a intercalá-lo ano a ano com o Aquaciência, o mais importante evento científico da aquicultura nacional, que é realizado a cada dois anos desde 2004 e terá sua 10ª edição em abril do ano que vem em Florianópolis.
Em campanha para aumentar a base de sócios da instituição, e assim unir mais forças para atuar junto aos órgãos governamentais e influir nas políticas públicas de pesquisas, Cavalli conta que a Aquabio agora recebe em suas fileiras de sócios também os estudantes de graduação, além de pós-graduandos e profissionais. Para se associar à Aquabio basta acessar www.aquabio.org.br.