A AquaBounty Technologies, Inc. anunciou que concluiu a segunda venda de seu salmão geneticamente modificado AquAdvantage, despescado na fazenda que opera no Panamá.
Além disso, a empresa informou que no segundo trimestre deste ano abasteceu a sua fazenda de Indiana com ovos de salmão do Atlântico, permitindo o início das operações naquela instalação.
Agora, os diretores da empresa esperam que a Food and Drug Administration (FDA) aprove a importação de ovos de salmão AquAdvantage, possivelmente no segundo semestre deste ano.
A AquaBounty anunciou anteriormente que havia recebido a aprovação da FDA para criar o salmão AquAdvantage em sua fazenda localizada perto de Albany, no estado americano de Indiana. No entanto, a empresa ainda não pode importar ovos do seu AquAdvantage Salmon do Canadá devido à existência de um “Alerta de Importação”, em vigor até que a FDA emita um guia final de rotulagem para o produto.
A empresa afirma estar totalmente preparada para cumprir os requisitos de rotulagem do seu produto, para que este processo termine em curto prazo. Enquanto isso, a fazenda de Indiana está sendo abastecida com ovos de salmão do Atlântico tradicionais para já começar a atividade de engorda.
A AquaBuonty registrou um prejuízo líquido de US$ 5,2 milhões no semestre encerrado em 30 de junho de 2018, contra US$ 4,1 milhões no primeiro semestre de 2017. A empresa observa que esse resultado reflete os custos de pré-produção na fazenda de Indiana e as atividades de pesquisa e desenvolvimento na incubadora da Rollo Bay.