Congresso atrairá especialistas nacionais e internacionais à Serra Gaúcha
O AquaCiência 2006, que será realizado na bela cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, entre os dias 14 e 17 de agosto, já contava no final de junho com mais de 300 pesquisadores inscritos e mais de 200 trabalhos submetidos.
O evento está com uma programação científica de excelente qualidade e contará com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais. Já confirmaram a vinda ao Brasil os Drs. Patrick Sorgeloos, da University of Ghent (Bélgica) e Craig Browdy, da South Carolina Department of Natural Resources (EUA), que dividirão com os participantes as suas experiências como pesquisadores e antigos presidentes da WAS (World Aquaculture Society), além de Michael Schwarz, da Virginia Tech (EUA) e Konrad Dabrowsky da Ohio State University (EUA), um conhecido nutricionista de animais aquáticos.
A comparação entre o desenvolvimento da aqüicultura ocidental e oriental, mostrando onde estão as novas oportunidades de negócios foi o tema escolhido por Patrick Sorgeloos. Já Craig Browdy apresentará os mais recentes resultados sobre a criação super-intensiva de camarão, enfocando sistemas ecologicamente responsáveis, objetivando uma taxa zero de renovação de água.
Em sua palestra, Konrad Dabrowski tratará da regulação do consumo de nutrientes e sua interação com o controle do apetite e o metabolismo. O professor também ministrará um mini-curso sobre nutrição de peixes.
As últimas novidades sobre a criação de cobia, o nosso bijupirá, serão apresentadas pelo Dr. Michael Schwarz da Universidade Virginia Tech. Esse especialista em sistemas de recirculação para piscicultura, que desenvolveu modelos para diversas espécies de peixes, desde a reprodução e larvicultura até a engorda, oferecerá também aos interessados no assunto, um mini-curso sobre este tema.
A comissão organizadora convidou ainda o Dr. Luis Romano, da Argentina, para ministrar um mini-curso sobre patologia de crustáceos, tema que vivenciou a fundo durante a crise no Equador.
O AquaCiência 2006 conta ainda com a inestimável colaboração de diversos pesquisadores brasileiros, que se revezarão na apresentação de mini-cursos e palestras e coordenação de sessões técnicas e workshops.
Através de estudos sobre fisiologia, nutrição, patologia e qualidade da água, entre outros, serão expostos os avanços na produção de micro e macroalgas, zooplâncton, peixes, moluscos, rãs e crustáceos. Já foram agendadas palestras de renomados especialistas brasileiros como Jorge Pablo Castello (FURG); Antônio Ostrensky (UFPR); Elpídio Beltrame (UFSC); Paulo Abreu (FURG) e Adalberto Val (INPA).
Os congressistas que participarem do AquaCiências 2006 terão, ainda, a oportunidade de aproveitar as inúmeras atrações que a Serra Gaúcha oferece nesta época do ano, como a degustação de bons vinhos e belos passeios por lugares históricos que contam a saga da imigração italiana.
Para os adeptos dos esportes radicais a região oferece a prática de rafting e trilhas ecológicas. A Revista Panorama da AQÜICULTURA estará presente.