O AQÜACIÊNCIA 2008 será realizado na cidade de Maringá – Paraná, no período de 27 a 30 de outubro de 2008. O congresso está sendo organizado pela Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Zootecnia (UEM/DZO), Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia Aquática (AQUABIO) e o Instituto de Tecnologia Agropecuária de Maringá (ITAM). Na oportunidade serão discutidos diversos assuntos relacionados ao tema do evento: “Aqüicultura: Desafios e Inovações”. O AQUACIÊNCIA 2008 também terá dois eventos importantes, o IV Workshop do Grupo de Trabalho em Camarões de Água Doce (GTCAD), que visa contribuir de maneira significativa à consolidação da criação de camarões de água doce no Brasil, e o I Seminário de Editoração e Publicação da Revista Científica da AQUABIO, o qual tem como objetivo discutir assuntos referentes à editoração científica, visando a consolidação das atividades científicas da AQUABIO.
Características do evento:
O AQUACIÊNCIA 2008 será realizado em uma região que é um importante pólo do agronegócio. A Comissão Organizadora está empenhada na estruturação de ações que tornem o evento mais atrativo aos congressistas. Seu objetivo principal é promover o desenvolvimento científico, cultural e tecnológico que proporcione conhecimento, discussão e integração entre os participantes do Congresso. Trata-se de um evento nacional, no qual se estima a participação de aproximadamente 900 congressistas, entre eles alunos, professores, pesquisadores e produtores, além de empresários e empresas do ramo, de diversas regiões do Brasil, bem como de outros países.
Objetivos do evento:
A aqüicultura vem se destacando muito nos últimos anos, fazendo dessa atividade a que apresenta maior taxa de crescimento em nosso país. Este desenvolvimento deve-se, principalmente, à implantação de novos métodos e tecnologias de cultivo as quais aumentam a produtividade e a lucratividade das atividades. Para aumentar a competitividade, pesquisas visando o desenvolvimento de novos métodos e tecnologias são fundamentais, assim como a troca de experiências e informações entre os pesquisadores. Em conhecimento disso, os principais objetivos do evento são:
• Divulgação e discussão dos resultados de estudos em aqüicultura e biologia aquática nos meios acadêmico, profissional e empresarial;
• Encontro de pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e empresários;
• Constituir-se no foro de discussão nas áreas de aqüicultura e biologia aquática;
• Informar, debater e avaliar os avanços nas áreas de pesquisa, ensino e transferência de tecnologia;
• Propiciar o treinamento e a atualização de recursos humanos através da organização de mini-cursos, mesas redondas, palestras, sessões científicas e de apresentação de pôsteres e workshops.
Tópicos do evento:
O AQUACIÊNCIA 2008 terá como objetivo a organização e realização de palestras, mini-cursos e sessões científicas. As seguintes palestras gerais serão apresentadas:
• Importância e perspectivas do melhoramento genético de peixes. Palestrante: Dr. Raul Ponzoni (World Fish Center).
• Manejo sanitário integrado em piscicultura. Palestrante: Dr. Jeffery Terhune (Auburn University).
• Políticas públicas para a ciência aqüícola e pesqueira no Brasil. Palestrante: M.Sc. Eric Arthur Bastos Routledge (SEAP).
• O agronegócio da aqüicultura brasileira. Palestrante: Dra Maria Inez Espagnoli Geraldo Martins (UNESP).
• Estratégias propuestas para el manejo de enfermedades infecciosas de Penaeus vannamei em Ecuador. Palestrante: Dr. José Melena (CENAIM-ESPOL).
• El programa integral de sanidad acuícola en Mexico: una estrategia de investigación orientada. Palestrante: Dr. Ricardo Perez-Enriquez (CIBNOR).
Além das palestras gerais, o congresso terá 11 sessões (sanidade, nutrição, fisiologia e reprodução, boas práticas de manejo, genética e melhoramento, manejo e conservação da ictiofauna, piscicultura marinha, carcinocultura, tilapicultura, tecnologia e processamento de pescados e aqüicultura geral) onde serão realizadas palestras específicas. O congresso também contará com 11 mini-cursos relacionados com as sessões acima. Os trabalhos científicos serão apresentados na forma oral, dentro das sessões (conforme o tema relacionado), e na forma de painel, além de atividades culturais, feira e confraternização dos participantes.
As informações e inscrições podem ser obtidas no site http//www.aquaciencia.com.br