AquaNor 2019 começa com visita ao maior tanque-rede do mundo

Nesta terça-feira, 20 de agosto, será aberta oficialmente a AquaNor 2019, em Trondheim, na Noruega, e a revista Panorama da AQÜICULTURA está presente a convite da Innovation Norway, a agência de desenvolvimento do governo da Noruega.


Por: Jomar Carvalho Filho
Editor – Revista Panorama da AQÜICULTURA

A programação acabou de começar nessa segunda-feira, e estamos partindo agora (às 8:00 da manhã aqui e 3:00 no Brasil), para uma visita a Fronhavet para conhecer, em mar aberto “off shore” a Ocean Farm 1, considerada a maior estrutura (tanque-rede) para o cultivo de peixes do mundo. Medindo 100 metros de diâmetro por 68 metros de profundidade (o equivalente a um edifício de 22 andares) a estrutura pode alojar 1,5 milhões de peixes.

Todo o manejo da Ocean Farm 1 é automatizado, razão pela qual é necessário apenas de 3 a 7 pessoas para seu funcionamento, incluindo a despesca.

De propriedade da SalMar, empresa líder na produção de salmão na Noruega, a estrutura possui um volume de 250 mil metros cúbicos e é a primeira de 6 unidades construídas na China pela Shipbuilding Industry Corp. Sua estrutura utiliza a mesma tecnologia utilizada nas plataformas de perfuração de óleo e gás, e pode operar em águas com até 400 metros de profundidade.

Um bom dia a todos, e prometo para breve mais informações. Mantenha-se ligados nas nossas redes sociais e assista abaixo o vídeo que preparamos para vocês!