AquaSur 2012

A feira Aqua Sur 2012 foi a sétima versão deste evento internacional que é, seguramente, o maior da América Latina e um dos maiores do mundo. O evento, que recebe a cada dois anos expositores dos cinco continentes, foi realizado entre os dias 10 e 13 de outubro, em Puerto Montt, cidade também conhecida como a capital da salmonicultura chilena. A Aqua Sur deste ano, que marcou a retomada e a consolidação da salmonicultura chilena, atraiu nada menos que 19.000 visitantes de 40 diferentes nacionalidades. Durante os quatro dias, empresários, investidores, autoridades, bancos, executivos, profissionais da aquicultura, delegações estrangeiras, pesquisadores e acadêmicos se reuniram em torno da indústria para compartilhar experiências, identificar novas oportunidades de negócios e aprender sobre os últimos equipamentos desenvolvidos, serviços e tecnologias destinados a este importante setor da economia chilena.

A Aqua Sur, é organizada pela Editora TechnoPress SA, uma empresa do Grupo Editec, responsável pela conceituada revista AQUA. Apesar da Aqua Sur ter uma sessão de palestras, a feira é, por sí só, “o espetáculo”, já que as palestras são realizadas fora da feira, mais precisamente na cidade vizinha de Puerto Varas. Os corredores da feira se mantiveram literalmente lotados o dia todo, em todos os dias do evento.

A Panorama da AQÜICULTURA agradece publicamente a toda equipe da revista AQUA pelo carinho e atenção recebidos durante a estadia em Puerto Montt. Ao jornalista Gonzalo Silva, editor da revista, o nosso agradecimento especial.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes diversas autoridades chilenas, entre elas o Subsecretário de Pesca e Aquicultura do Chile, Pablo Galilea Carillo, que anunciou que os recursos destinados para a pesquisa vão dobrar em 2013. O governo brasileiro foi representando pela Secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA, Maria Fernanda Nince Ferreira, e pela Diretora do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Águas da União, Aline Brun.

Em seu pronunciamento na abertura da Aqua Sur Maria Eugenia Wagner, presidente da SalmonChile afirmou que um dos grande desafios da indústria é a capacitação e o fortalecimento das carreiras de aquicultura, e que é essencial para o futuro a revisão dos currículos dos colégios técnicos. Ao final da solenidade de abertura a SalmonChile convidou a todos para participar de uma simpática atividade de culinária interativa e a degustar uma paella, no estande da empresa.

Margarita Vergara, diretora-geral da TechnoPress SA, criadora e organizadora da Aqua Sur, recebeu merecidas homenagens ao se despedir da empresa em que trabalhou nos últimos 20 anos. A despedida foi em coquetel realizado no Hotel Dreams de Puerto Varas, organizado pela TechnoPress para os convidados oficiais da feira.

Aproximadamente 100 brasileiros compareceram a Aqua Sur 2012. Quinze piscicultores e empreendedores da aquicultura cearense visitaram a feira em busca de novas alternativas para melhorias na produção.

Grupo em frente ao pavilhão da Aqua Sur 2012: Daniel Fuziki (Poli-Nutri), Arley José (Estância Alvorada), Lucas Granuzzo (Poli-Nutri), Marco Dognani (Mauro Nakata), Bruno Casalino (Tilápia do Brasil), José Eduardo Ribeiro (Acquasanta), Cláudia Prado (PeixeBom), Rubens Prado (PeixeBom). Agachados: Pedro De Zen (Poli-Nutri), Luis Antônio Figueirol (Estância Alvorada), Marco Nakata (Mauro Nakata) e Danylo Miyasaki (Poli-Nutri)
Grupo em frente ao pavilhão da Aqua Sur 2012: Daniel Fuziki (Poli-Nutri), Arley José (Estância Alvorada), Lucas Granuzzo (Poli-Nutri), Marco Dognani (Mauro Nakata), Bruno Casalino (Tilápia do Brasil), José Eduardo Ribeiro (Acquasanta), Cláudia Prado (PeixeBom), Rubens Prado (PeixeBom). Agachados: Pedro De Zen (Poli-Nutri), Luis Antônio Figueirol (Estância Alvorada), Marco Nakata (Mauro Nakata) e Danylo Miyasaki (Poli-Nutri)

O engenheiro agrônomo e aquicultor Ricardo Neukirchner, da Piscicultura Aquabel, aproveitou a feira para conhecer equipamentos e fazer visitas. Em sua estada no Chile, Neukirchner também alinhavou uma importante parceria com a empresa Aquainnovo que, segundo Rodger Miranda Stevenson, gerente geral dessa empresa, trará muito em breve ganhos reais de produtividade para a tilapicultura brasileira.

Felipe Suplicy, da Marine Equipment, representante exclusiva no Brasil das redes Badinotti, levou 20 brasileiros à fábrica desta empresa, para conhecer o processo de fabricação das novas redes anti-piranha que estarão em breve disponíveis no Brasil.

André Camargo, da empresa Escama Forte, liderou um grupo de produtores em visitas técnicas. A Escama Forte, que representa várias empresa nacionais, fechou importantes contratos com empresas chilenas durante a Aqua Sur.

A Poli-Nutri enviou toda sua equipe técnica comercial para participar da Aqua Sur 2012. Contaram com a companhia de um grupo de empresários e técnicos de aquicultura nas visitas técnicas realizadas. Segundo Pedro De Zen, gerente nacional de vendas de aquicultura da Poli-Nutri, a indústria do salmão tem características de organização, produção em escala, automação e apresentações de produtos que os empresários brasileiros buscam conhecer e adotar para ampliar e diversificar a atuação de suas empresas agrícolas. O grupo elegeu, como pontos principais da visita, o exemplo de superação dos produtores locais, que se reergueram de forma rápida após o desafio sanitário da ISA.