Aqüicultura Capixaba: da produção ao mercado

 

A publicação tem como objetivo orientar aqüicultores e setores associados nos aspectos gerais da cadeia produtiva da aqüicultura como produção, acesso ao crédito, tecnologias, comercialização, exportação de pescados, licenciamento ambiental e a outorga da água, contribuindo com a tomada de decisões dos atuais e futuros empreendedores, dentro de uma visão de sustentabilidade econômica e ambiental da aqüicultura.

O diretor do Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio Ambiente-CTA, Humberto Ker de Andrade, assina a coordenação técnica do livro, que reúne aspectos técnicos, ambientais e econômicos do setor, segundo a experiência de 25 profissionais das mais variadas áreas e instituições ligadas ao ramo, com o apoio do Sebrae/ES, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Sócio-ambiental (Ecos), SEAP e CTA.

O livro apresenta também o diagnóstico da aqüicultura do Espírito Santo realizado pelo Sebrae em 2004 abrangendo os diversos aspectos da aqüicultura: piscicultura, carcinicultura, ranicultura, ostreicultura, mitilicultura, pectinicultura e algocultura. De acordo com o diagnóstico, a atividade beneficia cerca de mil famílias de pequenos produtores rurais e pescadores artesanais do Espírito Santo. Os produtores são atendidos por cinco projetos aquícolas, com peixes, ostras e camarão.

De fácil leitura, o livro Aqüicultura Capixaba: da produção ao mercado é ilustrado com gráficos, figuras e fotos e tem distribuição gratuita. Os interessados podem solicitá-lo livro ao Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio Ambiente – CTA pelos fones (27) 3345-4222 e (27) 9949-3679.