Aqüicultura na Prática: Peixes, Camarões, Ostras, Mexilhões e Sururus

A primeira edição desse livro foi publicada em 1984, recebendo o nome “Peixes – Uma criação no Espírito Santo”. No ano seguinte, foi reeditado pela Editora Nobel, e recebeu o título “Peixes – Criação Simples e Rentável”. Agora, mais abrangente, a publicação está sendo distribuída pela Editora Hoper com o nome de “Aqüicultura na Prática: Peixes, Camarões, Ostras, Mexilhões e Sururus”.

Segundo o autor Américo Menezes, advogado, professor e procurador federal, seu objetivo ao escrever esse livro foi o de realizar uma campanha em favor da piscicultura brasileira, no sentido da alimentação do homem. Dessa forma, “Aqüicultura na Prática…” se dedica de maneira didática, aos interessados na produção de alimentos para a família brasileira do interior e dos centros urbanos.

De linguagem prática e objetiva a atividade é apresentada neste livro como uma ferramenta de grande valia, principalmente para iniciantes, já que a obra retrata a prática da aqüicultura de forma simples. O texto incentiva a produção de organismos aquáticos, e tenta mostrar os caminhos pelos quais os investimentos propostos pelos futuros produtores possam ter retorno.

Em suas páginas ilustradas com algumas fotos procura unir a teoria e a prática da aqüicultura, resumindo alguns temas de interesse aos leigos. Seus diversos capítulos dão noções sobre: qualidade da água; uso de tanques-rede; troca rápida de água – raceways; a espécie a ser utilizada no cultivo e despesca, além de descrever algumas espécies de peixes, camarões, ostras e mexilhões. Mais informações sobre como adquirir o livro, através do e-mail da editora: [email protected]