Aquicultura Ornamental – Em setembro, acadêmicos, aquicultores e aquaristas têm encontro marcado em Natal

Por: Paulo Mário Carvalho de Faria paulomcfaria@yahoo.com.br Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN
Por: Paulo Mário Carvalho de Faria
[email protected]
Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN

A oitava edição do Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática – AQUACIÊNCIA e a Feira Internacional de Aquarismo, eventos que acontecerão em setembro de 2018, no Centro de Convenções de Natal, são uma grande oportunidade para que acadêmicos, aquicultores, técnicos em aquicultura e aquaristas compartilhem suas experiências, absorvam demandas, e divulguem resultados de pesquisas desenvolvidas para o crescimento da atividade. Ambos os encontros contam com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e são realizações da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (AQUABIO), Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN/EAJ, Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia (ABLA), União das Confederações de Aquaristas do Brasil (UCAB), Associação de Produtores e Lojistas de Organismos Aquáticos Ornamentais do Rio Grande do Norte (Cardume Potiguar) e demais parceiros.


O Aquaciência, Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática, um evento técnico-científico nacional que tem possibilitado ao longo dos anos uma extensa troca de experiências, já é considerado um dos mais importantes encontros entre pesquisadores, estudantes, produtores e empresários. O evento que costuma atrair cerca de 1.200 participantes do Brasil e do exterior traz para a sua próxima edição o tema “Aquaciência 2018: Um olhar para a inovação”. A palavra “inovação”, que virou regra na maioria das empresas de sucesso, também é realidade na aquicultura. Assim, nesse mercado competitivo e ávido por produtos novos e de qualidade, a inovação se torna um tema bastante atrativo para ser discutido entre seus pares.

Enquanto a academia e o setor produtivo apresentam no Aquaciência suas inovações científicas do mercado, a Feira Internacional de Aquarismo, que pela primeira vez acontece no Brasil, vem para abrilhantar o evento. Em um pavilhão de aproximadamente 4.000 m2 do Centro de Convenções de Natal, acontecerão palestras, exposições e campeonatos de diferentes espécies de organismos aquáticos ornamentais. O objetivo principal da feira é mostrar ao público as diversas modalidades do aquarismo, assim como as diferentes técnicas de produção das diversas espécies de ornamentais.

Estarão expostos na Feira Internacional de Aquarismo, para deslumbre dos visitantes, mais de 3.000 aquários, tanques, fontes e lagos ornamentais, que abrigarão milhares de espécies nativas, exóticas e de diferentes linhagens. A feira será também uma grande oportunidade de se conhecer novos produtos, tecnologias e tendências do mercado, já que contará com mais de 50 estandes de empresas que atuam na área de aquicultura ornamental e aquarismo. Empresas como pisciculturas, lojas, distribuidores, importadoras e exportadoras e prestadoras de serviço que ainda não reservaram espaço, mas também estão interessadas em participar da feira, podem entrar em contato com a organização do evento, através do e-mail: [email protected].

Campeonatos e exposições

Em vários países do mundo, o setor de ornamentais organiza exposições e campeonatos com julgamentos de algumas espécies de peixes. Os eventos internacionais estão relacionados principalmente com competições de Guppy e Betta, mas aqui no Brasil, campeonatos de peixe espada, molinésias, killifishes, acará bandeira, acará disco, arraias e flower horn já são uma realidade. Para as exposições de Guppy e Betta, que acontecerão durante a Feira Internacional de Aquarismo, os produtores de todo Brasil e exterior já vêm preparando seus peixes.

World Guppy Contest: Em julho de 2017, na cidade de Keelung – Taiwan realizou-se a 20ª edição do World Guppy Contest, uma das maiores competições mundiais da espécie Guppy.  Representantes da União das Confederações de Aquaristas do Brasil (UCAB) e da Confederação dos Criadores de Guppy (CCG) estiveram presentes ao evento para apresentar a proposta de sedia-lo em 2018 no Brasil e, após uma acirrada disputa nosso país foi o escolhido para sediar a 21ª edição do evento. A proposta para a 21º World Guppy Contest contempla mais de 1.000 aquários, onde serão julgados várias categorias de Guppy. Como as entradas internacionais deverão chegar através de quarentenário registrado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte está em processo de construção de um quarentenário e provavelmente recepcionará estes animais. Em breve no site da UCAB (www.ccg.org.br) estará disponível o formulário de inscrição, assim como mais detalhes sobre como participar.

International Betta Show: Para a exposição de Bettas – International Betta Show, outros 1.000 aquários estarão disponíveis. O núcleo da Confederação de criadores de Betta (CCB) da UCAB juntamente com a Expobettas Bittencourt serão os responsáveis por toda a organização do evento, que acontecerá de 20 a 23 de setembro. Interessante lembrar, que os futuros campeões são ainda pequenos alevinos ou ainda estão sendo gerados. Portanto, os produtores interessados em participar da exposição de Bettas ainda têm tempo para investir na criação.

Outras espécies em Natal: Acontecerão também exposições de outras espécies, como de peixe espada, molinésias, killifishes, acará bandeira, acará disco, camarões ornamentais, oscars, cascudos, arraias, aruanãs e flower horn, além de um concurso entre os melhores aquários temáticos, quando participarão aquários plantados, marinhos, amazônicos, jumbos, comunitários, africanos entre outros. Em todas as competições haverá premiação com troféus, medalhas, além de premiação em dinheiro e produtos.

Aquaristas ao vivo

Em todo Brasil o aquarismo é tema de vários grupos de discussão no Facebook, Whatsapp e Youtube. Estes grupos estimulam a criação e hobby de várias regiões ou de determinadas espécies. Então, visando a interatividade dos interessados no aquarismo, estão previstos durante a Feira Internacional de Aquarismo, em um auditório desenvolvido especialmente para esta finalidade, encontros presenciais destes grupos, que serão transmitidos ao vivo (lives), em todos os canais e mídias digitais. Grupos de praticamente todos os estados brasileiros já confirmaram presença na Feira, e em breve será disponibilizado a programação oficial dessas “lives”.

Associações de produtores

Cada associação de produtores e lojistas existente no Brasil e no mundo, além das instituições de pesquisa, controle e fomento já têm espaço garantido na feira, que está sendo organizada em setores “regionais” e “institucionais”. 

O Governo de Minas Gerais mostrará em seu estande as ações desenvolvidas relacionadas à área, a participação dos produtores da Associação dos Aquicultores de Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto (AAQUIPAM-BMA) e Associação dos Aquicultores do Vale do Glória (AQUIVAG). O Estado do Ceará mostrará também suas ações juntamente com a Associação dos Criadores e Lojas de Aquários do Ceará (ACLACE); o Rio Grande do Norte estará representado pela Cardume Potiguar; o Rio de Janeiro pela Associação dos Aquicultores Ornamentais do Estado do Rio de Janeiro (AQUORIO); o Estado da Paraíba (APAQUA); Pernambuco (APBLPE) e, São Paulo (ABLA), entre outras entidades.

A World Guppy Association (WGA), International Betta Congress (IBC) e Ornamental Fish International (OFI) são alguns dos representantes internacionais que já confirmaram presença. Da mesma forma, várias universidades e centros de pesquisa que atuam com ornamentais também vão expor os trabalhos desenvolvidos, fazendo com que a troca de experiência entre o meio acadêmico e produtivo seja um marco neste evento. Palestras proferidas por especialistas acontecerão diariamente, de forma que produtores e aquaristas poderão propor demandas para a academia.

Instituições estaduais e federais como secretarias, ministérios e IBAMA também estarão presentes com a finalidade de orientar e instruir cada produtor e lojista nos processos de legalização da atividade. Uma mesa redonda entre estes órgãos, produtores e aquaristas será proposta para mostrar o que pode ou não, segundo a legislação nacional, no meio da aquariofilia.

A abertura oficial da Feira Internacional de Aquarismo acontecerá no dia 19 de setembro em um auditório para 1.300 participantes. Para esse momento estão programadas duas palestras: “The ornamental world Market: situation and trends” e “O futuro do aquarismo no Brasil”. Ao final dessas palestras haverá um coquetel para os participantes. Na próxima edição da Panorama da AQÜICULTURA apresentaremos a programação oficial do evento.


Serviço:

AQUACIÊNCIA – de 17 a 21 de setembro de 2018
Feira Internacional de Aquarismo – de 19 a 23 de setembro de 2018
Local dos eventos: Centro de Convenções de Natal