Os aqüicultores, em especial os pequenos e médios, terão espaço garantido na programação do Simpósio Mercosul de Aqüicultura (Aqüimerco), a ser realizado em Vitória/ES entre os dias 24 e 28 de maio de 2004. Apesar de ser um evento de caráter técnico e científico, a organização pretende criar diversas atividades voltadas os pequenos aqüicultores.
Nas palestras técnicas previstas para acontecer no Salão do Produtor, os palestrantes deverão abordar temas de interesse do aqüicultor, como manejo de produção, cuidados pós-colheita, beneficiamento, qualidade e gerenciamento de produção, entre outros, sem abrir mão de um linguajar acessível aos produtores. Temas como importância e desenvolvimento do associativismo também estão na proposta de pauta, que vem sendo elaborada pelo Sebrae-Es e que será encaminhada ao Sebrae nacional e à comissão do Aqüimerco.
Outro importante espaço voltado ao aqüicultor será a Clínica Tecnológica, onde especialistas poderão oferecer consultoria técnica para até 20 produtores, abordando problemas comuns entre eles.”Estamos estudando a demanda e os problemas mais freqüentes para estabelecer o número de eventos, carga horária e temas”, informa o consultor da unidade de desenvolvimento setorial do Sebrae-ES, Mário Barradas.
Uma idéia que está ainda no início, mas que poderá se transformar em forte divulgação do evento, é a abertura de um salão de degustação, com disponibilização de receitas com os mais variados produtos da aqüicultura. “Estamos começando a buscar apoio para levar essa idéia para o Aqüimerco”, diz Barradas. Ainda na programação, o produtor poderá estar frente a frente com fornecedores e com empresários internacionais na Rodada de Negócios, onde será criado um ambiente propício para compra e venda de produtos e serviços.
Segundo Humberto Ker de Andrade, diretor geral do Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio Ambiente (CTA), uma das entidades promotoras do Aqüimerco, as participações estão sendo confirmadas a cada dia.”Estamos garantindo a participação de entidades internacionais. Já confirmamos representantes de algumas instituições do Mercosul e de outros países da América do Sul, entre os quais Chile, Colômbia e Equador. A Sociedade Mundial de Aqüicultura, representada pelo LAC e pelo vice-presidente mundial da WAS, Wagner Valenti, também se empenha do sentido de assegurar maior participação de técnicos, pesquisadores e empresários do setor aqüícola no evento”, diz Humberto Ker.
O diretor do CTA lembra também que estará presente na Aqua Sur, prevista para ocorrer em março de 2004 no Chile. “Aproveitaremos para divulgar ainda mais o Aqüimerco”, anuncia. A Aquabio será representada pela presidente Elisabeth Urbinati, que também participará do Congresso Mundial da WAS, em março do ano que vem, no Havaí, onde aproveitará para divulgar o Aqüimerco.