Aquishow 2017: o ponto de encontro dos piscicultores em Santa Fé do Sul

O Aquishow 2017 evento da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União – Peixe SP reuniu em maio último, produtores de diversos estados, fornecedores de insumos e serviços, pesquisadores, extensionistas e representantes da academia, em torno da produção de tilápia em tanques-rede, cultivada nos municípios localizados no noroeste do Estado de São Paulo.

O evento anual é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul e o CIMDESPI, consórcio formado pelas prefeituras de Santa Fé do Sul, Santa Clara D’Oeste, Santa Rita D’Oeste, Três Fronteiras, Nova Canaã Paulista e Rubinéia, na região dos Grandes Lagos formada pelas usinas hidrelétricas de Jupiá, Ilha Solteira e Água Vermelha, hoje um dos principais polos produtores de tilápia em tanque-rede do país.

Debate sobre a introdução de espécies exóticas
Debate sobre a introdução de espécies exóticas

O Aquishow 2017 celebrou o bom momento da aquicultura no Estado de São Paulo, bastante incentivada com a publicação, em novembro de 2016, do Decreto 62.243. Ao estabelecer, de forma pioneira, as regras e procedimentos para o licenciamento ambiental da aquicultura, o decreto trouxe segurança jurídica para o setor, e abriu as portas de acesso ao crédito.

A primeira manhã do evento foi toda dedicada aos artífices da nova legislação, políticos e representantes do setor privado, que firmaram uma parceria sem a qual nada aconteceria. Em sua palestra na abertura, o Secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim presenteou os produtores paulistas com o anúncio das novas regras para facilitar o acesso às linhas de crédito oferecidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). Dentre elas destaca-se o aumento do prazo de financiamento, que passa de cinco para seis anos, e o período de carência para o início dos pagamentos, que saltou de 18 para 24 meses. Além disso, o financiamento para piscicultura em tanques-rede que antes era oferecido somente para pisciculturas de até 108 m³, agora foi ampliado para empreendimentos de até 1.000 m³, acompanhando as regras do novo licenciamento ambiental. Hoje, o Feap oferece um crédito de até R$ 200.000,00 por produtor rural (pessoa física ou jurídica), com juros de 3% ao ano, muito abaixo do que é praticado pelo mercado.

Feira de Produtos e Serviços do Aquishow 2017 com a presença da Guabi Nutrição e Saúde Animal
Feira de Produtos e Serviços do Aquishow 2017 com a presença da Guabi Nutrição e Saúde Animal

E não parou por aí. Arnaldo Jardim também declarou que, após a solução do entrave relacionado ao licenciamento ambiental, o obstáculo a ser superado agora é o da estrutura de comercialização. De acordo com o secretário, a questão da tributação sobre o pescado é um problema sério para os empreendedores do setor em São Paulo. “Precisamos enfrentar esse problema e construir uma solução em conjunto, assim como aconteceu no caso do licenciamento”, disse Jardim, que também foi muito festejado ao visitar os estandes da feira, acompanhado do diretor de Departamento do Instituto de Pesca da Pasta, Luiz Marques da Silva Ayroza.

Segundo os organizadores a feira atraiu 44 empresas expositoras, instaladas em estandes montados dentro de uma enorme tenda climatizada. Durante três dias o evento reuniu cerca de 1.500 visitantes, entre congressistas e pessoas que simplesmente pagaram o ingresso apenas para visitar a exposição. Para o dia 1 de junho, último dia do encontro, foi grande a demanda pelas visitas programadas.

Lavagem de tanque-rede no momento da visita técnica dos participantes a uma piscicultura, no último dia do evento
Lavagem de tanque-rede no momento da visita técnica dos participantes a uma piscicultura, no último dia do evento