As últimas Notícias para quem vai ao WAS´03

Aviso aos estudantes que irão ao WAS 2003: uma reunião está programada para a segunda-feira, 19 de maio às 15:00 horas. Está confirmada também para o dia 20 de maio entre 18:00 e 19:00 hrs., no hall G no quarto piso, uma recepção especial para eles. Cheio de gás, o Comitê dos Estudantes está organizando ainda uma outra festa no “Rock’n Rio bar/clube”. Haja fôlego!

Mantendo a tradição dos encontros da WAS, haverá um painel para quem quiser disponibilizar currículos ou mesmo oferecer oportunidades de emprego. Para tal, será preciso encaminhá-los durante o congresso ao Estande de Empregos “Employment booth”, no Hall F do quarto piso do Centro de Convenções da Bahia.

Rodrigo Roubach ([email protected]) e Ricardo C. Martino ([email protected]) estão organizando um workshop a pedido da delegação russa (presentes na exposição nos stands # 302-303), a qual inclui 15 cientistas e especialistas para que, junto com instituições, pesquisadores e empresas nacionais interessadas, possam ser identificados possíveis benefícios mútuos para uma colaboração técnico-científica e econômica entre o Brasil e Rússia na área de aqüicultura de água doce. Esse workshop ocorrerá na terça-feira, dia 20 de maio em local e horário ainda a serem determinados durante a WAS 2003.

O Dr. A. Victor Suresh, conhecido consultor internacional para a indústria mundial de rações para organismos aquáticos, será o orador de honra da sessão de nutrição de peixes de água doce. O tema de sua palestra será: “Rações para peixes de água doce: passado, presente e futuro”. Para a sessão sobre nutrição de peixes marinhos já está confirmada a presença, do Dr. Amos Tandler, atual diretor do Centro Nacional de Maricultura do Instituto de Pesquisa Oceanográfica e Limnológica de Israel.

O Secretário Especial da Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, em recente visita ao Rio Grande do Sul, confirmou a sua presença em Salvador. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi convidado oficialmente pelo Comitê Organizador Nacional para participar da WAS’2003, porém, até o fechamento desta edição, a sua assessoria ainda não havia confirmado a sua presença.

A posse da primeira diretoria eleita da AQUABIO – Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia Aquática, ocorrerá durante o encontro em Salvador; na sessão de Aqüicultura Alternativa e Bioremediação. A sua presidente é a Dra Elisabeth Criscuolo Urbinati ([email protected])

O pesquisador australiano Nigel Preston apresentará as últimas novidades sobre o tratamento de efluentes em fazendas de camarão naquele país.

A organização do WAS 2003 confirma a apresentação de cerca de 1.000 trabalhos científicos em Salvador; até o momento cerca de 300 estandes já foram vendidos.

Kevin Fitzsimmons está felicíssimo com a ocupação do cargo de Presidente da World Aquaculture Society. Em mensagem enviada através da revista Panorama da AQÜICULTURA, Fitzsimmons solicitou que fossem transmitidos os seus agradecimentos aos amigos brasileiros que nele votaram. Kevin lembrou que o 5th ISTA, ocorrido em 2000, no Rio de Janeiro proporcionou a ele e sua família a chance de conhecerem o quanto é maravilhoso o povo brasileiro e, tendo sido aquela a sua grande oportunidade para aprender sobre a aqüicultura desenvolvida no Brasil. O e-mail do novo presidente da WAS é: [email protected]

Confirmada na mesma eleição o nome de Wagner Cotroni Valente como Vice-Presidente da WAS. É a primeira vez que o Brasil terá um representante na diretoria da Sociedade Mundial de Aqüicultura. Apesar da grande responsabilidade, o cargo é uma vitória de todos os brasileiros, que estarão muito bem representados por Valenti, cujo e-mail é: [email protected]

A WAS 2003 disponibilizará conexão à Internet aos participantes na sala Itapuã do Centro de Convenções da Bahia.v

A INVE do Brasil, além de patrocinadora do encontro, também está auxiliando no pagamento de parte do ônibus que trará estudantes do sul do Rio Grande do Sul. Em tempo: os estudantes da FURG (Rio Grande- RS) terão que enfrentar mais de três dias de viagem para chegar a Salvador.

Apresentação de Pôster – O Comitê Organizador Nacional solicita a todos que irão apresentar seus trabalhos na forma de poster, que anexem em uma folha separada um resumo do trabalho em português.

O Brasil amplia seu leque de possibilidades em Aqüicultura. A Dra Erica Vidal, da FURG-RS, estará apresentando o estado atual do cultivo de cefalópodos, inclusive com alguns de seus resultados mais recentes, fruto de seu trabalho no sul do país.

Sete linhas de ônibus estarão disponíveis para transportar os participantes dos hotéis ao Centro de Convenções e vice-versa, pela manhã e ao final da tarde. Os ônibus não estarão disponíveis na hora do almoço.

Para quem chegar a Salvador de avião, haverá um centro de informações da WAS 2003 no aeroporto de Salvador. Qualquer problema ou dúvida, procure o logotipo da WAS 2003.