Bahia Pesca é responsável pelo fomento às atividades da pesca e da aqüicultura baiana

Zairo Jacques – Prefeito Eleito de Canavieiras – Max Stern – Presidente da Bahia Pesca – Paulo Souto – Governador da Bahia – Leonardo Patta – Ocean Produção Aquática LTDA

Com o maior litoral do país – 1.180 quilômetros –, a Bahia possui um potencial da ordem de 100 mil hectares para implantação de projetos de carcinicultura. A identificação de áreas potenciais para a produção de camarão é alvo de um detalhado trabalho realizado pela Bahia Pesca, que elaborou, em CD-ROM, o Macrodiagnóstico do Potencial da Bahia para a Carcinicultura Marinha. Trata-se de um trabalho fundamental para os investidores interessados em conhecer o potencial do estado.

O levantamento, realizado no ano 2001 e já disponível em versão atualizada com novas fotos e dados, comprova a importância que esta atividade tem para o Governo da Bahia. Através da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, novos projetos estão sendo implantados, a exemplo do pólo da região de Canavieiras, na região sul do estado.

Os incentivos alavancam o crescimento da carcinicultura baiana, que já conta com um pólo consolidado na região de Valença e Jandaíra. A produção total do estado tem registrado um crescimento contínuo, saltando de 7,9 mil toneladas em 2002 para 8,2 mil toneladas no ano passado. Para este ano, a previsão é de 9,6 mil toneladas. A área cultivada deverá atingir cerca de 2 mil hectares até o fechamento de 2004.

“Maior geradora de empregos entre as atividades primárias do Nordeste brasileiro, a carcinicultura tem mudado o perfil sócio-econômico de diversas regiões do estado”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Max Stern.

A Bahia Pesca é responsável pelo fomento às atividades da pesca e da aqüicultura no estado. Desta forma, trabalha no sentido de incentivar o setor a gerar divisas para o Estado através da atração de empreendimentos privados, fornecimento de consultoria para projetos e estímulo à geração de emprego e renda para a população, através de programas que visam capacitar pescadores e aqüicultores, de modo a torná-los empreendedores autônomos dentro de sua atividade.