Baixo São Francisco recebe investimentos para a cadeia produtiva da tilápia

Comitiva internacional visita Projeto de Piscicultura em Penedo-AL


A CODEVASF, a INFOPESCA, o CFC e a FAO, lançaram no último dia 2 de junho, o Programa para Desenvolvimento do Processamento e Comercialização da Tilápia Produzida em Grandes Bacias Hidrográficas da América Latina.

O Programa, instalado no baixo São Francisco, vai numa primeira etapa, identificar as oportunidades de mercados através de estudos a serem realizados nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Salvador, Aracaju, Maceió e Recife, inserindo a tilápia do vale do São Francisco em um panorama mundial de mercado. Será instalada também uma planta-piloto para o processamento do pescado produzido na região, com o intuito de formar mão-de-obra especializada, objetivando a absorção por parte de indústrias a serem instaladas. Serão realizados, ainda, treinamentos em controle de qualidade e da comercialização, com a finalidade de demonstrar a qualidade do produto do baixo São Francisco para o mercado nacional e internacional.

Na implementação do Programa, está prevista a assistência técnica junto às associações de piscicultores de Alagoas e Sergipe para a adoção do “Selo de Origem”, o que implica na assistência jurídica e preparação de documentos de acordo com a legislação brasileira em vigor. Ao término do segundo ano de execução do projeto, será promovido um seminário latino-americano para divulgação dos resultados obtidos até então.

Para uma segunda etapa, a partir do terceiro ano de execução o Programa prevê a operacionalização de um sistema de crédito através de financiamento da ordem de 1 milhão de dólares, por parte do CFC (Common Fund for Commodities) – Fundo Comum de Produtos Básicos, para ajudar na estruturação da cadeia produtiva da tilápia. O CFC é uma instituição financeira inter-governamental vinculada ao Sistema das Nações Unidas, que tem como objetivo o investimento nos países em desenvolvimento, de forma a contribuir com a consolidação da economia através de ações de grande alcance social. O CFC investirá na piscicultura, junto às associações e cooperativas, recursos a fundo perdido da ordem de US$ 477.080,00. Ainda nesta etapa do Programa a INFOPESCA – Centro para Serviços de Informação de Produtos Pesqueiros na América Latina e Caribe irá prestar assistência aos investidores, no que diz respeito à preparação de projetos e pedidos de créditos.

Todos os trabalhos a serem desenvolvidos contarão com o apoio técnico da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e terão o acompanhamento do Departamento de Inspeção Federal de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Após o lançamento do Programa, a comitiva internacional acompanhada por técnicos da CODEVASF, visitou as Associações de Piscicultores de Penedo e Piranhas em Alagoas e as Associações de Brejo Grande, Neópolis e Propriá em Sergipe, que serão beneficiadas pelos recursos.