Benedito de Lira apresenta projetos para beneficiar pesca em Alagoas

23/8/2013

Para dinamizar o segmento pesqueiro em Alagoas, o senador Benedito de Lira (PP-AL) solicitou na quarta-feira (21/8) ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, recursos para o financiamento de projetos elaborados pela secretaria de Pesca e Aquicultura de Alagoas.

Das seis propostas elaboradas, quatro foram aceitas pelo ministério. “O ministro ficou entusiasmado com os projetos porque acredita no potencial do nosso estado e já encaminhou a documentação para análise da área técnica”, revelou o senador. Poderão ser avaliados, posteriormente, pelo Ministério da Pesca uma iniciativa para a produção de algas e de sementes de ostras.

Serão analisados os projetos Alagoas mais peixe para aumentar a produção de pescado, o programa de monitoramento de modelagem matemática para revitalização dos estuarinos lagunares de Mandaú, Manguaba e Roteiro.

Além disso, deverão receber investimentos um programa para novas tecnologias a fim de agregar valor e aumentar a produção de camarão em Piaçabuçu e a reestruturação da estação de piscicultura da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) em Piranhas. “A CHESF já colocou a estrutura à disposição do Estado para gerenciar a estação”, disse Benedito de Lira.

Benedito de Lira quer aproveitar as políticas e a disponibilidade de recursos da Pasta para desenvolver o segmento em Alagoas “Em 2011, o Brasil produziu 1,2 milhão de toneladas de produtos pesqueiros, mas tem capacidade de chegar a mais 7,5 milhões de toneladas – quase seis vezes a capacidade atual. Temos inserir nosso Estado neste cenário”, explicou.

Fonte: Primeira Edição

http://primeiraedicao.com.br/noticia/2013/08/23/benedito-de-lira-apresenta-projetos-para-beneficiar-pesca-em-alagoas