Brasileiros apresentam suas pesquisas em simpósio realizado em Cuba

Entre os dias 19 e 22 de setembro foi realizado em Havana, Cuba o II Simpósio Internacional Acuicultura – ACUACUBA 2005, organizado pelo Centro de Preparación Acuícola Mampostón (CPAM), dedicado à pesquisa em aqüicultura, pertencente ao grupo Empresarial INDIPES do Ministério da Indústria Pesqueira. O evento contou com a participação de 50 pessoas de diferentes nacionalidades (Cuba, Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, Venezuela, Israel, Espanha), com destaque para a presença de seis pesquisadores brasileiros que fizeram apresentações orais de seus trabalhos.

O diretor do CPAM, Gonzalo Díaz Pérez, convidou Elizabeth Romagosa, pesquisadora do Instituto de Pesca de São Paulo, para participar da seção na qual atuou como secretária na organização das apresentações, além de ter apresentado os seus trabalhos: “Engorda de surubins (Pseudoplatystoma corruscans e Pseudoplatystoma fasciatum) em tanques e gaiolas” e “Pesquisa sobre o cultivo do ciclídeo pigmeu, Apistogramma cacatuoides em condições artificiais”. Também do Instituto de Pesca, Maria José Tavares Ranzani-Paiva apresentou os trabalhos “Hematologia de Tilápia, Oreochromis niloticus, exposta a selênio e a mercúrio – série vermelha” e “Resposta de leucócitos e de trombócitos de robalo, Centropomus parallelus, criados em tanque-rede, à inoculação de Sacharomyces ceresivisiae”.

Representando o Centro de Aqüicultura da UNESP – Campus de Jaboticabal estavam presentes Marta Verardino De Stéfani, que apresentou o tema “Estudo da metodología de colecta de fezes para determinação da digestibilidade protéica de rã touro (Rana catesbeiana)”, e a mestranda Danielle de Carla Dias que apresentou o trabalho intitulado “Influência de três probióticos no desempenho e sobrevivência de rã touro, Rana catesbeiana, na fase de engorda”.

Jefferson R. Alencar, do Departamento de Aqüicultura da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentou o trabalho “Estudo do impacto gerado pela carga de matéria orgânica resultante do aporte alóctono e de manejo inadequado do lago do Parque Ecológico de Córrego Grande”. E, representando a Emparn Dilma B. F. de Oliveira apresentou o seu estudo “Avaliação preliminar da ocorrência de cianobactérias em viveiros de cultivo de camarão (Litopenaeus vannamei) no Estado de Rio Grande do Norte, Brasil”. Durante o evento, o brasileiros realizaram uma visita técnica às instalações de pesquisa do CPAM e, por iniciativa do Ministro da Indústria Pesqueira, Alfredo Lopez, Habana, foram convidados para participar de uma reunião em seu gabinete, na qual sua equipe técnica demonstrou interesse em realizar futuros convênios ou parcerias com pesquisadores brasileiros.