Cachoeiras Piracicabanas

GARIMPANDO – Na seção de painéis, foram apresentados ao todo 139 trabalhos, desses 41 sobre biologia e criação de peixes; 27 sobre alimentação e nutrição de organismos aquáticos; 20sobre Ia rvicu Itura e cultivo de organismos alimento; 19 de reprodução e genética de peixes; 14 de biologia e criação de crustáceos; 3 de biologia e criação de moluscos; 10 de economia e mercado em aqüicultura; 3 de tecnologia do pescado e apenas 1 sobre biologia e criação de rãs e 1 de quelônios (tartarugas).

APOLLO – Ricardo Macari, diretor da Aquarius Apollo movimentou negócios emseu stand recheado de instrumentos para monitoramento da qualidade da água. Ao seu lado o biólogo Releias B. de Paula da Biobac divulgando as qualidades do Biobac 400 para tratamento e reestabelecimento das condições ideais de cultivo.

NOTA 10 – Piracicaba oferece aos seus visitantes um tradicional e delicioso pintado na brasa.Nota 10 para essa iguaria que vem servida em espetos, com um textura especial, difícil de ser obtida por cozinheiros amadores. É um pecado ir a Piracicaba e não se deleitar com esse prato.

FALTOU – O tradicional coquetel de confraternização desta vez não aconteceu. Os participantes se recusaram a pagar a taxa extra cobrada para isso alegando que o preço cobrado para o evento já deveria cobrir as despesas para tal. A confraternização entre os amigos, acabou acontecendo naturalmente, durante todas as noites do Simpósio.

KITS – AAlfa Tecnoquímica estava presentecomercializando e divulgando as novidades da sua linha de kits para análise de água. Norton Evaldt, gerente de marketing, causou frisson ao promover um sorteio de um kit completo da Alfa Tecnoquímica. A felizarda ganhadora do sorteio com certeza deve estar rindo até agora, lá em Brasília.

CATFISH AFRICANO – Piracicaba recebeu a presença maciça do associados da ABRACA – Associação dos Criadores de Catfish Africano. Com muita disposição e determinação discutiram com o IBAMA seus interesses em continuar criando o Clarins gariepinlls. Pelo que tudo indica, o nome vulgar desse peixe deixa de ser bagre africano passando a ser catfish africano.

PERDIDOS – Muitos participantes ficavam perdidos quando precisavam encontrar uma sala com algum evento. Faltou uma programação visual adequada e um quadro de avisos. Já outros reclamaram da falta de uma lanchonete próxima para um lanche rápido. Pequenas grandes falhas da comissão organizadora.

QUASE APANHOU – Um descuidado estudante de veterinária, inadvertidamente quis defender em plenário o direito de somente os veterinários poderem emitir os certificados de ictiosanidade. Por pouco não apanhou. Esse assunto irrita, e com razão, muitos bons especialistas. É que ninguém mais está suportando conviver com a farsa de ter que solicitar a um amigo veterinário, o favor de emitir um certificado sanitário de peixes, sem que esse sequer saiba a “raça” dos peixes.

GERALDÃO – Após umbiênio à frente da ABRAq, o grande (em todos os sentidos) Geraldo Bernardino passou a bola também em grande estilo. Mesmo fora da diretoria ABRAq, Geraldão continuará com certeza, colaborando com o desenvolvimento da aqüicultura brasileira através de suas pesquisas no CEPT A. Aliás, foto de um de seus experimentos sobre adubação nitrogenada de viveiros fez muito sucesso ilustrando o stand da ABRAq.

SHOW ROOM – O profissionalismo e a cordialidade da família Bernauer, sempre presente nos eventos ligados ao setor, mais uma vez ajudou a atrair as atenções dos congressistas para a o stand da Bernauer Aquacultura. Sempre com muitos visitantes, a empresa mostrou no VIII SIMBRAq sua linha de equipamentos e produtos para aumento da produtividade nos cultivos aquáticos. Quem não se encanta em ficar olhando um aerador paddle whell funcionamento, mesmo fora d’água?

SEM FRAUDES – Nunca se viu um plenário tão cheio numa eleição para diretoria da ABRAq e, ao contrário da apuração de votos do estado do Rio deJaneiro nas últimas eleições, não houve fraudes. A inédita inscrição de três chapas movimentou os 90 participantes que deram 38 votos para a chapa vencedora compostas por mineiros e pau listas, 32 votos para a chapa dos representantes nordestinos e 20 votos para a chapa paranaense. E o exército não precisou intervir.