Segundo dados da Infopesca, o ano de 1996 não foi muito positivo para a indústria camaroneira mundial. Muitos países, especialmente os da Ásia Sul-oriental foram afetados por problemas de enfermidade. A produção caiu drásticamente, bem como as importações dos principais mercados. Por outro lado, a demanda foi forte no mercado dos EUA, provocando uma alta nos preços. Pela primeira vez nas últimas décadas, o mercado norte-americano pagou mais pelo camarão que o mercado japonês.
Não se prevê melhoras da situação de abastecimento nos próximos meses, já que a India perdeu uma parte importante de sua produção durante os recentes ciclones. É provável que haja aumento dos preços em todos os mercados. Cultivos Reduzidos na Tailândia, Índia, Vietnam e México Aparentemente a Tailândia superou os problemas de enfermidade no país e segundo se informa está produzindo novamente quantidades normais de camarão cultivado.
O ano de 1996 foi desastroso para a indústria tailandesa de cultivo de camarão, tendo a sua produção total girado em torno de apenas 200.000 toneladas. A India experimentou o auge de sua produção durante o ano de 1996, porém durante o mês de novembro passado a parte sul do país foi fortemente castigada por ciclones que distruíram cerca de 50% das fazendas de cultivo, o que certamente decorrerá num forte impacto na sua produção para 1997. O Vietnam informou que sua produção aqüícola foi afetada por doenças e caiu também em 50% devido a essas enfermidades e, o México depois de melhorar sua produção em 1995, teve também uma queda no seu cultivo no ano de 1996. O Mercado Japonês Recuperado No Japão, a demanda melhorou no final do ano quando os preços subiram em dezembro, depois da tendência de baixa do meio do ano. Em setembro de 1995 as importações eram relativamente fortes porém, transcorridos uns meses houve uma queda no total.
De janeiro a setembro de 1996 por exemplo, foram importadas 207.000 toneladas, 5% menos que no mesmo período no ano anterior e só a partir do terceiro trimestre de 96 que as importações foram igualadas às de 1995, cerca de 70.000 toneladas, tendo a Indonésia continuado a ser seu principal país abastecedor. Mercado Positivo de Camarão nos EUA O clima econômico nos EUA influenciou positivamente no consumo de camarão no país, conduzindo a uma alta demanda para os produtos de camarão. Em geral, dada a situação ajustada, os preços subiram de U$ 4,70 para U$ 5,90 a libra, em um ano.
Apesar dos problemas de enfermidade nos seus tanques, a Tailândia com suas 26.000 fazendas, continuou sendo o principal país abastecedor de camarão para o mercado norte-americano, seguido do Equador, que superou finalmente os sérios problemas causados pela “Sindrome de Taura”, México, Índia, China, Panamá e Brasil.