Governo da Paraíba dá a partida ao seu Programa de Desenvolvimento Sustentável
O Governo do Estado da Paraíba, através da SEPLAN – Secretaria do Planejamento promoveu a realização de um diagnóstico sobre a potencialidade do litoral paraibano, de forma a desenvolver o cultivo de camarão marinho em viveiros na região.
Este estudo-diagnóstico que faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba, foi encomendado à MCR Aquacultura Ltda. e esteve dirigido à identificação e seleção das áreas apropriadas à exploração comercial da aqüicultura na Paraíba, de forma que seus resultados possam servir de base ao seu desenvolvimento.
O grupo técnico da empresa atuou interpretando plantas cartográficas do litoral com o objetivo de catalogar e pré-selecionar as áreas potencialmente favoráveis para a prática da carcinicultura, bem como as áreas de preservação de manguezais. Foi instalado um laboratório móvel para a análise dos principais parâmetros físico-químicos da água colhida nos pontos de captação das áreas pré-selecionadas . Após a identificação das áreas inicialmente consideradas aptas, foi feita uma coleta das amostras de solos cujo material foi analisado no laboratório de Oceanografia Costeira do Departamento de Pesca da UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco. De posse dos resultados das análises foi efetuada uma visita aos locais para que fossem também verificadas a existência de uma infra-estrutura básica de apoio da atividade a ser implantada.
O estudo final, composto de fotografias aéreas, mapas e relatórios contendo detalhadas informações sobre dezessete sistemas estuarinos da costa do Estado, identificou quarenta e três áreas indicadas para o cultivo, que perfazem 8.274 hectares apropriadas a implantação de projetos não só de carcinicultura, bem também para piscicultura. Deste total, as localidades banhadas pelas marés de sizígias contribuíram com cerca de 1.100 hectares, o litoral sul uma área total de 405 hectares e o litoral norte de 7.869 hectares, sem considerar os 301 hectares de fazendas já implantadas ou em processo de implantação.
O levantamento das áreas litorâneas do Estado da Paraíba com potencial para a exploração comercial do cultivo aquático oferece um respaldo às iniciativas que venham a ser tomadas pelos setores público e privado com vistas ao desenvolvimento da região costeira da Paraíba.