CAUNESP lança novo Boletim sobre doenças infecciosas e parasitárias

Acaba de ser lançado o terceiro Boletim Técnico da CAUNESP – Centro de Aqüicultura UNESP, intitulado “Doenças Infecciosas e Parasitárias de Peixes” de Maurício Laterça Martins.

O tema vem ganhando importância junto aos piscicultores na medida em que cresce e se desenvolve a aqüicultura no país. A obra de Laterça Martins, busca elucidar os piscicultores que lutam contra os prejuízos econômicos causados pela mortalidade de peixes infectados ou portadores de doenças parasitárias.

Logo de início o autor destaca a importância de se evitar o estresse, principal responsável pela diminuição da resistência dos animais, alertando para a necessidade do monitoramento adequado da qualidade da água nos viveiros e os cuidados necessários para um bom manuseio. Em seguida prossegue, descrevendo as enfermidades infecciosas e não infecciosas, os modos de transmissão, as manifestações comportamentais e os demais tópicos de importância no esclarecimento aos produtores sobre os patologias que mais acometem os cultivos no Brasil.

São 58 páginas de texto facilmente compreensível, ilustrado com fotos e figuras, contendo ainda uma chave para identificação dos principais patógenos. Os interessados no Boletim número 3 da UNESP, poderão obter informações de como adquirí-lo na Funep – Rodovia Carlos Tonanni, km 5 – Jaboticabal SP – Fone (016) 323-1322, Fax (016) 322-2978 E-mail: [email protected] e home-page: http://www.convex.com.br/funep