CAUNESP presta mais uma homenagem ao mestre Newton Castagnolli

Centro de Aquicultura da UNESP – Caunesp, passa agora a adotar o nome “Centro de Aquicultura da Unesp Prof. Dr. Newton Castagnolli”, numa justa homenagem ao mestre e amigo, que tanto se dedicou ao setor de piscicultura e a formação desse importante centro de pesquisa.

Além do universo da produção de pescado, seu entusiasmo com a piscicultura no Brasil fez com que o respeitado professor colecionasse também algumas experiências administrativas, tendo em uma delas ocupado, de 1989 a 1993, a direção do Centro de Aquicultura da UNESP no Campus de Jaboticabal.
No final de 2013, a comemoração dos 25 anos do Caunesp teve que ser adiada por conta do falecimento, em 24 de novembro, do mestre Newton Castagnolli. Mas, no último dia 23 de maio, uma grande solenidade foi realizada e não apenas lembrou os 25 anos do Caunesp, como também homenageou o Prof. Newton Castagnolli, cujo nome passou a fazer parte da instituição, e o Prof. Edmir Daniel de Carvalho, falecido em 25 de julho de 2013.

Participaram da homenagem aproximadamente 100 pessoas, entre membros do Caunesp, docentes da Pós-Graduação, pesquisadores, servidores técnicos e administrativos, discentes, estagiários, além de familiares e amigos do homenageado.

Durante a cerimônia, o Prof. Luiz Edvaldo Pezzato prestou uma sincera homenagem ao amigo Newton Castagnolli, lembrando que ele ensinou a todos a sua forma de vencer barreiras intransponíveis. “Sua vida revelou que a paixão e o trabalho são exemplos de como se consolida uma escola e a transforma em um grande centro. Esse homem, como um anjo visionário, vislumbrou e acreditou no futuro da Aquicultura Nacional”, disse emocionado. Após as palavras do Prof. Pezzato, foi exibido um filme com trechos da última aula que o professor Newton ministrou, onde contou histórias da sua vida que se confundia com a do Caunesp.