O Centro de Aqüicultura da Universidade Estadual Paulista (CAUNESP) realizou nos dias 28 e 29 de agosto, o II Seminário sobre Aqüicultura Sustentável. Cerca de 200 pessoas que atuam em aqüicultura, vindas de vários estados do Brasil, compareceram ao Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV, em Jaboticabal – SP, onde foram discutidos os conceitos básicos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e aqüicultura sustentável.
O público formado por pesquisadores, extensionistas, professores universitários, produtores, consultores, gestores de órgãos públicos e estudantes, prestigiou as diversas palestras sobre os métodos para a determinação da sustentabilidade, entre eles a: Análise do Ciclo de Vida (ACV); Análise Emergética; Valoração dos Recursos Naturais e, Índices e Indicadores de Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social. Ao término do evento uma mesa redonda discutiu a sustentabilidade da aqüicultura brasileira.
Segundo o professor do CAUNESP e coordenador do evento Wagner C. Valenti, “das discussões, houve concordância que estamos vivendo um novo momento econômico, no qual a visão dos processos produtivos voltou-se para o uso racional dos recursos naturais, devido à escassez iminente; e para o desenvolvimento de sistemas eficientes, considerando não somente a produção, mas as três dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental e social.”
“Conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, aqüicultura sustentável e aqüicultura responsável” e “Índices e Indicadores de Sustentabilidade” foram os temas escolhidos por Wagner C. Valenti. Jorge de Matos Casaca, da EPAGRI – SC falou sobre a “Aplicação do Método da Análise do Ciclo de Vida – ACV; Enrique Ortega, da UNICAMP apresentou o “Método da Análise Emergética” e, Janaina M. Kimpara, do CAUNESP apresentou a “Valoração dos Recursos Naturais”.
O seminário contou ainda com a presença de dois especialistas franceses: Jérôme Lazard, do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour lê Développement (CIRAD), e Joël Aubin, do Research Engineer in Environmental Assessment of Aquaculture (INRA), que falaram, respectivamente, sobre “Aqüicultura mundial e sua relação com sustentabilidade” e “Método da Análise do Ciclo de Vida-ACV”.
Durante o evento, foi solicitado ao representante da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – SEAP, Felipe Matias, que o órgão forneça para algumas instituições, cópias do software necessário para a formação de um banco de dados que, posteriormente, seria compartilhado em rede. Falou-se também sobre a possibilidade da SEAP vir a realizar um fórum nacional que discuta a definição e padronização de uma metodologia de avaliação da sustentabilidade dos sistemas de produção aqüícola no Brasil, cujos resultados serviriam como subsídios para caracterizar os diversos sistemas de produção existentes no país.
Para aqueles que desejarem saber mais sobre o II Seminário sobre Aqüicultura Sustentável, o material visual utilizado nas apresentações, está disponibilizado no site: www.caunesp.unesp.br