Churrasco de tambaqui bate recorde durante a Expovale, evento realizado em Ariquemes (RO)

Cultura e inovação gerando negócios foi o tema da 3ª Exposição da Piscicultura, Agroindústrias e Agronegócio do Vale do Jamari – Expovale 2019, evento realizado na última semana (2-5 de maio) na cidade de Ariquemes, o principal polo produtor de pescado do Estado de Rondônia. A Expovale é organizada pela Associação Comercial e Industrial  de Ariquemes (ACIA), juntamente com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), ambas presididas por Francisco Hidalgo Farina.

A atuação do governo federal no setor da aquicultura foi um dos temas abordados no Seminário Piscicultura e Mercado, realizado no segundo dia do evento. Os desafios e avanços da cadeia produtiva foram abordados por Maurício Nogueira da Cruz Pessoa, Diretor de Desenvolvimento e Ordenamento da Aquicultura da Secretaria de Aquicultura e Pesca SAP/MAPA.Uma explanação sobre a situação atual e as perspectivas que envolvem a estruturação da cadeia de valor da piscicultura no Estado foi apresentada pelo engenheiro agrônomo da Nova Aqua Eduardo Ono, também presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA. As palestras foram seguidas de um “Talk Show” onde o tema principal foi o mercado.

Nas tardes do evento, funcionários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) atenderam os participantes esclarecendo sobre temas como o GTA (Guia de Transporte Animal) e parasitoses, enquanto a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) prestava esclarecimentos sobra as licenças ambientas. A Emater também estava presente com ações de assistência técnica. Professores e alunos da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) também estavam presentes esclarecendo dúvidas sobre a sanidade da piscicultura rondoniense.

O maior churrasco de tambaqui

Ontem (5), último dia do evento, 3.040 bandas de tambaqui foram assadas no que foi considerado o maior churrasco de tambaqui já realizado no Brasil. O evento gastronômico foi auditado por fiscais da RankBrasil, um sistema de homologação de recordes exclusivamente brasileiros, que premiaram os organizadores da 3ª Expovale com um troféu (foto).

Para Francisco Hidalgo Farina, a certificação do recorde é a confirmação da alta produtividade da região. “É em Ariquemes e no Vale do Jamari que estão os maiores produtores de peixe e a maior produção de tambaqui. Com o nosso churrasco estamos festejando os resultados das nossas despescas e do esforço de cada produtor”, avaliou.

As bandas de tambaqui foram servidas individualmente em caixas especialmente preparadas para a ocasião, que podem ser vistas nos vídeos enviados à redação da por Jenner T. Bezerra de Menezes.


Da esquerda para a direita, Edson Sápiras (Vice presidente da ACRIPAR), churrasqueiro/organizador e,  Francisco Hidalgo Farina (Presidente da ACRIPAR e da ACIA)