Codevasf promove encontros sobre a aquicultura no Norte do Piauí

Com o objetivo de integrar as entidades públicas e privadas, empresas e produtores da cadeia produtiva da aquicultura no Norte do Piauí, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu, no dia 28 de março, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba, a primeira de uma série de palestras temáticas sobre o desenvolvimento do setor. Segundo o chefe do escritório de apoio técnico da Codevasf de Parnaíba, Rafson Varela dos Santos, nessa série de encontros mensais – que acontecerão até outubro deste ano, sempre na última quinta-feira de cada mês -, os participantes de cada elo da cadeia terão oportunidade de expor, debater e discutir sua participação no segmento, apresentando seus produtos, ações e resultados, buscando contribuir para o desenvolvimento da atividade. “Foram sugeridos diversos temas para os encontros – produtividade, inovações tecnológicas, nutrição, fatores de crescimento zootécnico, eficiência da ração, inovações do campo, comercialização, legislações, pesquisas aplicadas, genética, desempenho dos alevinos, financiamento da produção, fornecedores de insumos, materiais e equipamentos, dados estatísticos, enfermidades e boas práticas de manejo”, diz Rafson.

A proposta da iniciativa é que todos os elos da cadeia produtiva do Piauí estejam representados no evento. São laboratórios públicos e privados de produção de alevinos e pós-larvas, fábricas de rações ou seus representantes, distribuidores de produtos veterinários, equipamentos e materiais, produtores, associações, cooperativas, prestadores de serviços, agências de assistência técnica/consultoria, órgãos ambientais, atravessadores, mercados locais, redes de supermercados, consumidores em geral, governos federal, estadual e municipal, pesquisadores, universidades, escolas técnicas, estudantes, entre outros que executam ações voltadas para o desenvolvimento da atividade no estado.

A realização dos encontros conta com a parceria da UFPI, Secretaria da Pesca e Aquicultura de Luís Correia, Prefeitura de Caxingó, Prefeitura de Ilha Grande e empresas de insumos, materiais e equipamentos. Os interessados podem participar gratuitamente. Mais informações no site www.even3.com.br/aquapi/ ou pelo telefone (86) 3322-4034.