Comitê de Organismos Aquáticos da ANFAL tem nova coordenadoria

A partir de maio, Vanice Waldige (foto) Gerente de Produtos de Aqüicultura da Purina assume a coordenação do Comitê de Organismos Aquáticos da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais – COAq/ANFAL.

Criado em 1997, o Comitê de Organismos Aquáticos tem como missão acompanhar e desenvolver ações para o segmento de organismos aquáticos. Nas gestões anteriores, foram desenvolvidos trabalhos com o objetivo de divulgar as vantagens do uso de rações comerciais na aqüicultura e de difundir o conceito de qualidade aplicado aos alimentos. Dentre outras ações, foi publicado o Manual de Orientação ao Piscicultor, apresentando os números do mercado da piscicultura, a definição dos sistemas de produção e a classificação de rações comerciais de acordo com as exigências nutricionais por espécies de peixes, fase de cultivo e sistemas de criação. No atual cenário da aqüicultura brasileira, o Comitê pretende focar suas ações para fortalecer a produção de peixes, baseada no aumento da produtividade com o uso de modernas tecnologias, e na comercialização dos produtos da aqüicultura. “Entendemos que a indústria de alimentos pode potencializar ações coletivas que tragam ganhos a todos os envolvidos na cadeia produtiva. Para isto, o Comitê já está estruturando ações de difusão de tecnologias para maior produtividade no cultivo de algumas espécies de interesse econômico e também organizando um evento que visa aproximar, principalmente, o segmento de engorda de peixes dos segmentos de beneficiamento, comercialização e distribuição de pescados”, diz Vanice Waldige.

A nova coordenadora é zootecnista com MBA em Marketing e trabalha na Purina como Gerente de Produtos de Aqüicultura. Além da Purina, participam do Comitê de Organismos Aquáticos representantes da Mogiana Alimentos, Nutriara Alimentos, Nutron Alimentos, Rações Fri-Ribe, Socil Guyomarc’h, Total Alimentos e Nicoluzzi Rações.