Os criadores de peixes do sul da Bahia através da COABA – Cooperativa de Aqüicultores da Bahia, fizeram o lançamento oficial do seu filé de tilápia na noite festiva do aniversário da Associação Brasileira da Indústria Hotelaria – Bahia/ABIH. Como sugestão do chef Evaristo, do Bahia Othon Palace, o prato oferecido foi filé de tilápia ao molho de alcaparras e limão. Os presentes conheceram o peixe em duas de suas variedades cultivadas, tilápia chitralada e a vermelha, que reinavam soberanas em aquário montado pela Bahia Pesca S/A, que fomenta a atividade em todo Estado. Na oportunidade comprovaram a qualidade padronizada do produto, seu sabor, tamanho e frescor, associadas aos fatores de fornecimento freqüente o ano todo, custo previsível e resposta imediata ao aumento de demanda.
O evento é parte de um calendário de apresentação do produto a clientes potenciais, que inclui a ABRASEL – Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento, Sindicato das Indústrias de Refeições Coletivas e outras entidades congêneres, de modo a acessar o segmento de compradores de forma eficiente e organizada.
Os associados da COABA cultivam, em sua maioria, tilápias nos sistemas intensivo e superintensivo, em barragens de pequeno porte, sucessivas ou não, viveiros escavados, tanques-rede e tanque circular de alto fluxo. A Universidade Estadual já realizou análise do produto, tanto físico-químico, quanto microbiológica e, agora a meta da cooperativa é diminuir os teores de gordura encontrados. A associação, cujo gerente é treinado em APPCC, responsabiliza-se desde a despesca, abate até a comercialização, que segundo Carlos Henrique Souza Moreira, presidente da cooperativa, é a maior dificuldade dos produtores.
De forma a suprir esta dificuldade e ampliar o leque de compradores será veiculada matéria no jornal do sindicato de bares, restaurante e similares da capital, onde será reforçada a versatilidade dos filés de tilápia desde a cozinha regional a internacional. “Estaremos também participando, junto a Bahia Pesca e o SEBRAE, da Expohotel, uma feira que se realizará em novembro em Porto Seguro, que contará com a participação de fornecedores para hotéis e restaurantes. Nossa meta no evento é, em parceria com a ABRASEL, realizar degustação do produto e introduzi-lo no festival gastronômico”.
Dentro dos planos de expansão dos aqüicultores cooperados está a elaboração de um projeto em conjunto UFBA/Bahia Pesca para avaliação das rações utilizadas, e a viabilização de uma parceria com o SEBRAE/SENAI. A COABA oferece filés de tilápias ao custo médio de R$ 9,00/ Kg e peso médio de 70 gramas.
Informações sobre fornecimento, receitas e dicas de preparo podem ser obtidas através de e-mail [email protected] , fone: (71) 9922-3428 e na Bahia Pesca pelo e-mail [email protected] e (71) 235-6122.