Corredeiras Trutícolas

FUNDO DE PESQUISA E MARKETING – A Vitanutre está destinando 8% do total das compras de rações realizadas pela Central de Compras da ABRAT – Associação Brasileira de Truticultores ao Fundo de Pesquisa e Marketing da Associação. A Vitanutre passa a ser, juntamente com a WEG Pescados de Santa Catarina, as únicas fábricas brasileiras a incentivarem as pesquisas e a promover a truta brasileira.

CURSO I – Será realizado na sede da ABRAT no Rio de Janeiro, diariamente de 17 a 22 de outubro, das 19 às 22 horas. Abordará todos os aspectos da truta e da truticultura, projetos e instalações, reprodução, manejo da produção industrial, comercialização e terminará com uma visita a Truticultura da Serrinha, de propriedade dos biólogos Gisele de Castro e Wilson London que, juntamente com João Luis Sauer, Fernando Bonillo serão os instrutores deste VI Curso Básico deTruticultura. Informações ABRAT (021) 221-4911.

CURSO II – De 24 a 28 de outubro, a Estação de Salmonicultura Ascânio de Faria do Instituto de Pesca/SP sediará o VI Curso Sobre Criação de Trutas em Campos do Jordão. Promovido pelo Instituto de Pesca – SP, ABRAT e FUNDEPAG, este curso tem por objetivo promover a difusão tecnológica da Salmonicultura. O curso abordará detalhadamente todos os aspectos da truticultura. As aulas serão diárias, iniciando às 9:00 h e terminando às 17:00 h. Informação (0122) 63-1021.

RIO ALAMBARI MUITO BEM CUIDADO – A preocupação ambiental com a água de retorno do cultivo da truticultura Trutas da Serrinha em Penedo – RJ, fez com que seus proprietários, os biólogos conscientes Gisele de Castro e Wilson London buscassem a assessoria da Biobac e da Aquárius Apollo para proceder o tratamento das águas utilizadas antes de retornarem novamente ao leito do Rio Alambari. Dessa forma, foi instalado um sistema de depuração e degradação da matéria orgânica sólida e líquida. A finalidade desse sistema é manter recolhida a matéria orgânica, propiciando degradação da mesma por simples ação de microorganismos naturais. O sistema é composto por cinco compartimentos. No primeiro, com placas termoplásticas de polipropileno de alta densidade e porosidade, intercalada com seixos rolados, é feita a decantação primária. Entre o primeiro e o segundo, funciona um aerador flutuante Aquamini Bernauer, para permitir maior depuração no segundo compartimento, onde atuam agentes biológicos específicos. O terceiro e o quarto compartimento, recobertos por britas e cascalhos, retém as partículas de menor granulometria ainda em suspensão e permitem a fixação de colônias de microorganismos que reequilibram os ciclos do nitrogênio e fósforo. O quinto compartimento, ocupado por carvão vegetal permite a adsorção do odor e padronização de cor e pH. Os resultados até agora obtidos comprovam a eficiência do processo, pois foram reduzidos para abaixo dos índices permissíveis todos os parâmetros fisicos, químicos e biológicos da água.

MORTALIDADE SE REPETE – Pelo segundo ano consecutivo registra-se uma mortalidade de larvas de trutas, cuja causa ainda não foi identificada e que está ocorrendo em diversos estados. Muitos produtores conscientes estão preocupados com a importação de ovos olhados, cujos truticultores não se preocupam em exigir o certificado de disease free (livre de doenças) fornecido pelo vendedor. Solicita-se aos piscicultores que busquem maiores informações junto a ABRAT ou o IBAMA caso desejem importar esses ovos.

ANO BOM – As condições do inverno de 1994 foram extremamente favoráveis para os truticultores que produzem seus próprios alevinos. Este ano, apesar da mortalidade de causa desconhecida que continua ocorrendo, foram excelentes os resultados de reprodução. A safra do ano que vem, ao que tudo indica, promete boas notícias.