Criação de Jacarés:

Uma Bela Estória de Meio Ambiente


Devido a alta qualidade de sua pele, o jacaré nativo da Louisiana nos EUA, havia sido praticamente exterminado pelos “coureiros” do sul dos EUA, chegando a ser colocado na lista de espécies em extinção.

Com a colaboração de cientistas, ovos de jacarés foram colocados sob os auspícios de criadores, que se comprometiam a devolver 17% dos animais criados ao meio natural para fins de repovoamento., O programa foi um sucesso, a tal ponto que hoje existe uma temporada de caça autorizada a fim de manter os estoques naturais sob controle.

Há 10 anos atrás, o couro de jacaré valia cerca de US$ 100 o metro linear. Mas naquela época haviam menos do que 10 criadores, produzindo alguns milhares de peles. Hoje, são mais de 150 criadores que forneceram em 1992, nada menos que 300.000 peles para o mercado! A concorrência (inclusive internacional) aumentou, o preço caiu, mas os criadores, tem encontrado soluções inovadoras como o beneficiamento de subprodutos do jacaré e a venda da carne.

Mas o que é fundamental registrar, e positivo de se “imitar” é a maneira racional de como uma espécie valiosa foi protegida através da conservação, e como criadores inovadores em cooperação com órgãos ambientais e a Universidade, alcançaram uma equação que provê o sustento de seres humanos, sem a destruição dos estoques naturais.