Leandro Ângelo Pereira, coordenador técnico do Projeto Cultimar e Antonio Ostrensky
No dia 14 de dezembro ocorreu, no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro, a solenidade de entrega do prêmio Destaque no Marketing 2007, um dos mais importantes do marketing no país. O projeto Cultimar, uma parceria entre o Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais (GIA) e a Petrobras, com apoio do Instituto HSBC Solidariedade, recebeu o prêmio na Categoria Responsabilidade Social Empresarial. Esta categoria engloba programas e/ou projetos de cunho social, cultural ou ambiental, de iniciativa privada ou pública, bem como ações ecoeficientes. O Cultimar fundamenta-se na necessidade de criação de novas fontes de renda para comunidades carentes da região litorânea do estado do Paraná, de forma sustentável e que não descaracterize o ambiente natural ou as atividades tradicionais desenvolvidas nessas áreas. O projeto trabalha a geração de renda a partir da maricultura, por meio da produção e comercialização de ostras e de camarões para isca-viva. Contudo, a maricultura é trabalhada atrelada a um conjunto de ações de valorização da cultura local, de educação e capacitação técnica e de turismo, daí a importância das ações de marketing como ferramenta para o sucesso da atividade. Este é o segundo prêmio de abrangência nacional que o Cultimar recebe em 2007. O primeiro foi o 6º Marketing Best Responsabilidade Social, cuja solenidade de premiação aconteceu no mês de julho, em São Paulo. Maiores informações: www.cultimar.org.br.