É como se diz “no popular”: a fila anda, a catraca gira… e as transformações na vida vão levando a gente sempre para a frente, de preferência! No mercado Aqua é assim também. Executivos e técnicos saem daqui e vão para ali, e nisso as empresas seguem avançando, cada uma incorporando experiências importantes que esses respeitados quadros agregam a cada momento.
Somente nos últimos meses tivemos diversos movimentos nessa dança das cadeiras. Desejamos muito boa sorte e um excelente trabalho a todos!
O médico veterinário Santiago Benites de Pádua saiu da Vaxxinova e está agora na Brazilian Fish. “Assumi toda a operação de produção de formas jovens, desde a reprodução e o controle sanitário sobre as matrizes, bem como a gestão sanitária do incubatório, com a implementação de um programa de controle de doenças e desinfecção de ovos, com foco na eliminação da transmissão de doenças para a prole. Minha responsabilidade se encerra na entrega do juvenil vacinado para nossa operação, para os nossos parceiros e também para o mercado que a gente está começando a atender agora”, disse Santiago.
Leia também: Impressões sobre a aquicultura no país
De olho no crescimento do segmento de aquicultura, a Vaxxinova apostou em reformulação, abrindo espaço para uma dupla de profissionais: Rodrigo Pedralli, vindo do setor de avicultura da própria empresa, assumiu como novo Gerente da Unidade de Negócios Aqua, enquanto a médica veterinária Maisa Selingardi aportou por lá como nova Gerente Técnica Nacional. A ideia é que a experiência em gerência e marketing que Rodrigo adquiriu dentro da própria empresa se some à bagagem trazida por Maisa, que atuou como sanitarista nas principais empresas de criação de tilápia, para que juntos apresentem as melhores estratégias e soluções que a Vaxxinova disponibiliza para o mercado Aqua.
Leia também: Prevenção: Pilar importante para o sucesso em larvicultura de camarões
No início de 2024, a Phibro Saúde Animal contratou o biólogo Eduardo Urbinati (ex-ADM) para o cargo de Gerente de Negócios de Aquacultura no Brasil. O profissional será responsável por dar suporte à linha de produtos para peixes e camarões, capacitando tecnicamente a equipe comercial e atendendo a geração de demandas e as vendas. Urbinati também atuará para ampliar os negócios da linha de vacinas autógenas para aquicultura. Essa moderna tecnologia é uma aposta da Phibro, que inaugurou em 2023 uma fábrica dedicada à sua produção, em Guarulhos (SP).
Na ADM, Ricardo Garcia assume como Gerente de Produtos de Aquicultura. Ricardo, que atua há 11 anos na companhia, ressalta que a ADM é uma empresa em constante evolução e está sempre buscando novas tecnologias e aprimoramento de produtos. E vai seguir assim em 2024, tendo o mercado de aquicultura como um dos pilares de seus negócios e mantendo o foco sempre nos clientes e nas pesquisas, que são realizadas em modernas instalações localizadas no município de Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul. “Somos uma empresa em constante evolução. Realizamos muitas pesquisas voltadas para a formulação de produtos e inclusão de novos aditivos e premixes.Seguiremos trazendo para o mercado bastante inovação e produtos tecnificados”, adianta.
Leia também: FENACAM 2023: grandes números, críticas aos governos e apelo aos produtores
O engenheiro de aquicultura Jefferson Carlos Silva Alves, ex Aquagenetics do Brasil, é o novo Coordenador Comercial Nacional Aqua da SAN Vet, empresa dedicada à saúde animal que oferece vacinas autógenas e aditivos nutricionais, entre outros produtos para o setor. Além de avaliar e atender as demandas dos clientes e distribuidores, Jefferson passou a ser o responsável pelas visitas técnicas e investigativas onde são realizadas necropsias e a coleta de material a ser enviado ao laboratório.