Desenvolvido método para identificar o TiLV em tilápias

Bangkok, Tailândia.- Uma equipe de cientistas desenvolveu e validou um novo método para a identificação e pesquisa do vírus da tilápia de lago (TiLV).

A doença do vírus da tilápia do lago (TiLVD) é uma doença viral emergente associada a altas taxas de mortalidade em tilápias cultivadas e selvagens. Até agora, o agente etiológico da doença, foi oficialmente relatado em três continentes abrangendo doze países: Israel, Equador, Colômbia, Egito, Tailândia, Malásia, Índia, Tanzânia, Uganda , Taiwan, Filipinas e Peru.

O TiLV é difícil de controlar devido à alta vulnerabilidade das tilápias jovens à doença, e devido ao fato de que vacinas ou medicamentos antivirais não estão disponíveis. Soma-se a essa situação a falta de conhecimento sobre a patogenicidade do TiLV. Portanto, minimizar o risco do TiLV dependerá de conhecer melhor as medidas de biossegurança, para as quais a implementação de ferramentas efetivas de diagnóstico será crucial.

Cientistas da Kasetsart University, do Chulabhorn Research Institute, do Center of Excellence on Environmental Health and Toxicology (EHT) e da University of Bern projetaram e desenvolveram um ensaio TaqMan baseado em RT-qPCR para a detecção do TiLV.

“O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um teste TaqMan baseado em um ensaio RT-qPCR para a detecção específica e rápida do vírus. Nós nos concentramos no segmento genômico 3 do TiLV porque há uma grande quantidade de informações genômicas públicas e disponíveis nesta região.”

Os cientistas enfatizam que seu método pode ser usado para fins de diagnóstico ou pesquisa básica, a fim de compreender melhor o TiLV, bem como estudos epidemiológicos do TiLVD.

O estudo foi realizado graças ao financiamento do National Research Council of Thailand (NRCT) e da Agricultural Research Development Agency (ARDA) na Thailand Research Organizations Network (TRON).

Referência:
Pitchaporn Waiyamitra, Puntanat Tattiyapong, Kwanrawee Sirikanchana, Skorn Mongkolsuk, Pamela Nicholson, Win Surachetpong , A TaqMan RTqPCR assay for tilapia lake virus (TiLV) detection in tilapia. Aqua (2018), doi:10.1016/ j.aquaculture.2018.07.060
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0044848618309256 

Fonte: Aquahoy
https://www.aquahoy.com/i-d-i/patologias/32094-desarrollan-metodo-para-identificar-el-tilv-en-la-tilapia