Sob o tema “Sistemas de Produção Sustentável em Recursos Hídricos”, a Associação dos Engenheiros de Pesca da Região Sul – AEP/SUL realiza o XII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. No período de 30 de setembro a 04 de outubro deste ano, estarão reunidos na cidade de Foz de Iguaçu, Paraná, profissionais da Engenharia de Pesca e das áreas afins que trabalham no ramo da pesca e aquicultura. Paralelo ao evento estará ocorrendo a EXPOBEP 2001 – Exposição e Rodada de Negócios da Pesca e Aquicultura e Produtos Derivados.
A possibilidade de uma disputa da humanidade pela água para a sua sobrevivência, inquieta os setores da pesca e da aquicultura. Pelo menos esta é uma preocupação do presidente da AEP/SUL, engenheiro de Pesca Javier G. Macchiavello, que avalia o tema do XII CONBEP como reflexo da inquietação da categoria. “Esta é uma questão que atormenta, não somente aos profissionais da pesca e da aquicultura, mas a todos os setores de nossa sociedade, desde as autoridades constituídas até o mais simples cidadão”, explicou. Diante dos fatos, Javier Macchiavello considera imprescindível a participação do setor privado como mola propulsora dos questionamentos que visem o aumento da produtividade e, conseqüentemente, da lucratividade, o que possibilitará sobremaneira o aumento da produção de pescado e a geração de emprego e de renda.
Complementando o tema, a Comissão Organizadora do Congresso vai trabalhar questões como: Política profissional e de desenvolvimento da pesca e da aquicultura no Brasil; Perspectivas do uso de biosistema integrado na aquicultura sustentável; Controle dos efluentes da aquicultura com auxílio de biofiltros, entre outras palestras a serem proferidas por pesquisadores nacionais e internacionais.
Além das palestras, faz parte da programação do XII CONBEP a realização de mesas redondas e mini-cursos, para uma platéia estimada de 1.200 profissionais destas áreas. Mais informações poderão ser obtidas na AEP/SUL ou com a Celebra Eventos, empresa contratada pela AEP/SUL e FAEP/BR para a administração do congresso, pelo telefone (45) 523-8005 ou pelo e-mail: [email protected]