Doenças de peixes é tema de novo livro destinado a aqüicultores e especialistas

Para que se obtenha uma alta produtividade na piscicultura de água doce é preciso dedicar a mesma atenção aos problemas sanitários quanto a dispensada à nutrição, genética e ao manejo.

O aumento da produtividade de peixes e o trânsito intenso de animais importados, quer de outras regiões do País quer do exterior, sem que sejam exigidos certificados sanitários de origem e quarentenas profiláticas, tem possibilitado o aparecimento de diversas doenças inexistentes em nosso meio, bem como a exacerbação de agentes etiológicos que apresentam sua patogenicidade agravada em decorrência do aumento da concentração de peixes por metro quadrado verificada nos criatórios.

Lacuna

Visando preencher uma lacuna na literatura brasileira sobre o assunto, a ABRAPOA – Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos está patrocinando o lançamento do livro “Doenças de Peixes: Profilaxia, Diagnóstico e Tratamento”, o primeiro editado no Brasil, que aborda de maneira sistematizada as principais doenças causadas por agentes patogênicos como parasitas, fungos, bactérias e vírus, além das doenças de etiologia nutricional que comumente afetam os peixes no nosso país.

Os principais aspectos ligados às características, ao diagnóstico e à sintomatologia das doenças, sua patogenia, profilaxia e manejo no tratamento, são alguns dos tópicos abordados nas 246 páginas de autoria de Gilberto Pavanelli, Jorge Eiras e Ricardo Takemoto e, ilustradas com fotografias, esquemas e desenhos.

A publicação, que possui tiragem limitada, se destina à todos que atuam na piscicultura, sejam pesquisadores, professores, técnicos ou alunos.

Os interessados na publicação poderão contactar a ABRAPOA – UEM/Nupélia – Av. Colombo, 5790 – Bloco H90 – Maringá – PR, fones (044)972-1874 e 263-4839 – e-mail: [email protected]