tilapização. s. f. 1. Ato ou efeito de tilapizar(-se). Diz-se de um processo que se inicia de forma ruidosa, acompanhada de uma euforia exacerbada, seguido por tropeços e passos em falso que levam ao descrédito e a descaracterização e que, de uma hora para outra, sofre uma reviravolta e todos os pingos são colocados sobre os is.
É claro que este verbete não faz parte de nenhum dicionário. Foi apenas inspirado no processo pelo qual passa a criação de tilápias em nosso país. Um início apoteótico, cheio de sensacionalismo e grandes promessas que desaguaram no maior fracasso vivido pela aqüicultura brasileira a ponto de muita gente, até hoje, ainda confundir tilápia com praga.
Atualmente, o peixe retomou com pose de vedete madura, despida de sensacionalismo e vestida de tecnologia e novos manejos. Ganhou colorido e embalagem, aguçou novos paladares e não para de arrebatar mais e melhores mercados.
É o processo de tilapização… Imaginem se nossa aqüicultura for mesmo adepta desse processo. Brevemente viveremos o auge do Macrobrachim rosenbergii, do pacu, do black bass (quem se lembra?) e tantos outros que outrora embalaram sonhos de ganho fácil é rápido.
Imaginem se a onda pega. A tilapização chegando na economia. Da para imaginar um plano econômico, desses que foram um fracasso retumbante, voltando de repente e tornando real (opa!) todas as promessas feitas na sua implantação? .
É, sonhar não custa nada. Alguns sonharam, acordaram, botaram o pé no chão e fizeram a tilapicultura que aí está, para quem quiser vê-Ia e comê-la.
Essa edição foi carinhosamente preparada para quem quiser conhecê-Ia. São técnicos e produtores de tilápia reunidos para mostrar quem é esse peixe e como anda seu cultivo no Brasil.
Saúde a todos!
Jomar Carvalho Filho
Editor