O aproveitamento dos recursos naturais para a instalação de cultivos, vem provocando discussões quase sempre polarizadas onde, de um lado, os já famosos eco-chiitas (ou eco-chaatos), ditam suas posições radicais, quase sempre contrárias à utilização desses recursos e, de outro, aqueles que sempre encontrarão nos resultados econômicos os argumentos que convencerão o poder público e os menos incautos a segui-los sem nada questionar, mesmo que o meio ambiente e os próprios seres humanos paguem caro por isso.
Nesta edição, os leitores da Panorama da AQÜICULTURA poderão conhecer as vertentes que discutem o aproveitamento dos recursos naturais ainda disponíveis. Através de um artigo esclarecedor, o professo Luis Vinatea, da UFSC, lança luzes sobre alguns dos conceitos mais difundidos atualmente como a sustentabilidade e o neoliberalismo.
Ainda nesta edição, uma entrevista com o biólogo inglês Michael New, autor do mais completo manual de cultivo de camarões de água doce já editado e que, certamente, já foi lido e relido por quase todos os brasileiros, ligados ao cultivo de camarão. Na sua recente visita ao Brasil, Michael New falou também de sua carreira e de seu sucesso à frente da missão da FAO que colocou o cultivo de camarões de água doce na Tailândia no topo do ranking mundial.
À todos uma boa leitura,
Jomar Carvalho Filho