Editorial_edição 42

Jomar49

Recente pesquisa realizada pela ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarões, mostra que fecharemos 1997 tendo dobrado a produção de pós-larvas de camarões de marinhos. As previsões para este ano apontam para uma produção de 1,3 bilhões de pós-larvas, saídas dos laboratórios direto para os viveiros. Nada menos do que o dobro das 673 milhões produzidas no ano passado. Que outro setor da economia cresceu tanto num mesmo período?

Os indicadores da piscicultura também nos fazem olhar para o alto. Segundo o produtor Flavio Lindenberg, em artigo nessa edição, foram produzidos cerca de 200 milhões de alevinos de peixes nessa última safra, movimentando cifras nesse segmento ao redor de R$ 18 milhões.
De surpresa em surpresa, descobrimos que os produtores de carpas no sul do país, sem alarde algum, lideram as estatísticas de peixes cultivados no Brasil. Convidamos então Jorge Casaca, da EPAGRI de Chapecó – SC, especialista nesse assunto, que revela nessa edição como se dá o manejo nesse sistema, que recicla os resíduos orgânicos de outros animais.
Em todas as direções que olhamos, é possível ver o crescimento da atividade. Já se vai longe o tempo em que não tínhamos mais do que uma dúzia de medidores de oxigênio em operação em todo o país. Hoje, o aqüicultor tem à sua disposição inúmeras ferramentas para mantê-lo no caminho certo do desenvolvimento do seu negócio.
O aqüicultor descobriu, por exemplo, que simples equipamentos de monitoração da qualidade da água podem fazer produtividades se multiplicarem. Os resultados dos cultivos mais tecnificados têm nos mostrado, com números que dobram de um ano para outro, a satisfação dos aqüicultores com os seus negócios.
Essa indústria vencedora é a que estará presente na IFA Brasil ’97. Uma importante oportunidade para um encontro entre produtores, ao lado dos principais fornecedores de insumos e serviços para o setor.
Nessa edição, temos o prazer de encartar o catálogo oficial da IFA Brasil ‘97 com a programação do Workshop Internacional que se realizará durante os três dias do evento e para o qual foram convidados especialistas nas diversas áreas da atividade, que estarão expondo suas experiências e divulgando seus conhecimentos. A Panorama da AQÜICULTURA está apoiando este evento e esperamos encontrar na Feira todos aqueles que, como nós, fazem parte desse desenvolvimento.
À todos, uma boa leitura.

Jomar Carvalho Filho
Biólogo e Editor