A Aquishow é um evento nacional que reúne todos os elos da cadeia produtiva da aquicultura e da pesca com o objetivo de discutir os mais diversos assuntos ligados ao setor, para aperfeiçoar práticas de produção e seu desenvolvimento sustentável. Há nove anos o evento aproxima produtores de novas tecnologias voltadas para o incremento da piscicultura, seja ela desenvolvida em tanques rede ou viveiros escavados. A partir de 2017, a realização do evento tornou-se responsabilidade da Peixe-SP – Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, constituída por pequenos e médios produtores, a mais representativa e maior associação de piscicultores do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul e diversas instituições colaboradoras, tais como: a CATI – EDR de Jales, além do patrocínio de empresas do setor privado e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, da Apta-Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e do Instituto da Pesca.
Como um evento voltado para os bons negócios da aquicultura, salienta a importância da sustentabilidade da atividade abrangendo os aspectos econômico, social e ambiental. Nesse sentido, a Prefeitura de Santa Fé do Sul e a Peixe-SP, se empenham na organização do Aquishow Brasil 2018, para que o encontro desse ano, a ser realizado de 15 a 18 de maio, seja mais um evento de sucesso.
Foi determinada uma área destinada às instituições públicas que têm atuação direta na aquicultura, que estarão representadas por seus técnicos. A intenção é dar atendimento aos participantes que desejarem informações técnicas ou sobre andamento de seus projetos. Serão atendidos também aqueles que estão iniciando processos de financiamento, especialmente os produtores paulistas que podem ser contemplados com as linhas de crédito do Fundo de Expansão e Apoio ao Agronegócio Paulista (FEAP), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Nesse espaço institucional estarão presentes os representantes da Agência Nacional de Águas (ANA); Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP); Embrapa Pesca e Aquicultura; Instituto de Pesca do Estado de São Paulo (IP); Coordenadoria de Assistência Técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (CATI); Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), bem como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), entre outras instituições governamentais. O evento terá ainda a participação do Sebrae, que promoverá seu tradicional encontro de negócios para pequenos e médios aquicultores do município.
Os organizadores contam ainda com a participação da Sicoob Credicitrus, a maior cooperativa de crédito do país. De acordo com os diretores da Peixe-SP, há mais de um ano a associação vem mantendo contato com essa cooperativa para o desenvolvimento de linhas de crédito para os produtores e que serão lançadas no evento.
A comissão organizadora da Aquishow Brasil 2018 tem se debruçado em dois temas principais: a situação da pesca e da aquicultura sob a mesma estrutura de governo e, a dificuldade dos produtores quanto à comercialização do pescado no Brasil. Para discutir esses temas, será realizado um painel que contará com a participação de técnicos, produtores, representes de associações, da indústria de processamento, do varejo e um analista de mercado. Um outro painel pretende reunir defensores e contrários à união da pesca extrativista e da aquicultura em uma mesma estrutura de governo.
A divulgação do evento tem se utilizado de todos os recursos digitais, uma vez que neste ano a Aquishow terá o triplo do tamanho em relação ao ano passado, já tendo atraído novas empresas nacionais e internacionais. Segundo Marilsa Fernandes, representante da Prefeitura na comissão organizadora do evento, a edição desse ano, está programada para ser um excelente espaço de negócios. Para isso, o Complexo Turístico, Cultural e Histórico de Santa Fé foi dividido em três áreas de 1000 m² onde abrigará as mais de 80 empresas. Países como o Chile, Dinamarca, Canadá, França e EUA já confirmaram presença, atestando que muitas empresas estrangeiras se interessam pelo Brasil quando pensam na expansão de seus negócios.
Na última edição (2017) estiveram presentes mais de 50 empresas expositoras, com a participação de 19 estados do Brasil e 12 países, consolidando a Aquishow como um importante evento do calendário da aquicultura brasileira.
“TILV: uma Ameaça à tilapicultura brasileira” (Edgar Andrés Pulido); “Outorga para Aquicultura em águas das União” (Luciano Menezes Cardoso da Silva); e “Aquicultura em águas da União: reservatórios disponíveis, onde solicitar e relatório anual de produção” (Juliana Lopes), são alguns dos temas de palestras a serem proferidas.
Um diferencial desta nona edição da Aquishow, segundo Marilsa Fernandes, será o mutirão para regularização de empreendimentos, uma união de instituições que regulamentam e financiam a atividade, para ajudarem os produtores, nesse que é um dos principais gargalos da atividade.